A produção de conteúdo regular é um dos pilares de uma presença digital sólida e consistente, que ajude o negócio a alcançar mais pessoas e aumentar as vendas.
Afinal, ainda que existam outros processos capazes de fazer com que as pessoas visitem o site da marca, essa é uma das formas mais eficientes de alcançar esse objetivo.
Para aproveitar as vantagens de uma produção contínua e de qualidade, é preciso se atentar a alguns fatores, para que cada etapa desse processo seja executada de forma estratégica.
Para entender como a produção de conteúdo impacta o tráfego do site do seu negócio, continue a leitura!
Qual a relação do conteúdo com o tráfego do site?
Falar em tráfego do site nada mais é do que se referir às visitas que o seu domínio recebe, as quais podem vir de vários lugares.
Além das mídias pagas, ou seja, os anúncios de produtos que levam o usuário para a sua página, existem outras maneiras de fazer com que um público maior chegue até a sua marca, focando no tráfego orgânico.
Esse tipo de visita corresponde àquelas que são feitas a partir dos mecanismos de busca como o Google, ou seja, um uma busca orgânica do usuário.
Ou seja, através de uma produção de conteúdo regular, você passa a se inserir nesse meio, o que significa um ganho de presença digital e o aumento das possibilidades de acesso ao site do seu negócio.
Tipos de produção de conteúdo que atraem visitantes para o seu site
A produção de conteúdo regular pode se dar através de vários formatos, sendo os blogs e os materiais ricos as opções mais comuns, justamente porque são muito eficazes.
No blog, por exemplo, você pode dar dicas relacionadas ao nicho em que o seu negócio está inserido, falar sobre temas relacionados ao seu produto ou serviço e, pouco a pouco, tornar-se uma autoridade no assunto.
Para que esses conteúdos cheguem, de fato, até as pessoas, não basta escrever um artigo e postá-lo.
Os mecanismos de busca funcionam a partir de algoritmos que avaliam os possíveis resultados para cada pesquisa feita e fazem um ranqueamento, buscando exibir nas primeiras posições os sites com maior potencial de resposta ao usuário.
Vale lembrar que os conteúdos exibidos na primeira página de resultados ficam muito mais visíveis e acessíveis. Além disso, aqueles que ocupam a primeira posição da lista recebem quase um terço dos acessos, o que representa um número muito grande de visitantes para o tráfego do seu site.
Assim, mesmo que o material seja criativo, interessante e informativo, ele só trará resultados positivos para o seu negócio se ele for elaborado pensando em como chegar até o público.
É por isso que uma boa produção precisa contar com técnicas de SEO, ou seja, Search Engine Optimization, ou ainda otimização para motores de busca.
Aplicar essa estratégia envolve um conhecimento amplo sobre a forma como os mecanismos de busca operam, para que cada material elaborado seja estruturado de acordo com as preferências dos algoritmos usados no ranqueamento.
Como iniciar a produção de conteúdo?
Para começar a produção de conteúdo regular, é importante pensar nas etapas que compõem esse processo.
Por exemplo, inicialmente, é preciso identificar quem é o público-alvo da marca, para entender que tipo de assunto ou formato pode interessá-lo.
Depois de levantar temas que podem ser trabalhados, será necessário estruturar os conteúdos de acordo com os princípios de SEO, pensando em palavras-chave, na otimização do site e diversos outros aspectos.
Para que esse processo ocorra de forma eficiente, também será preciso elencar as ferramentas a serem aplicadas, além de montar um calendário editorial, para que a produção seja regular e mantenha o site alimentado com novas postagens.
E, é claro, cada uma dessas etapas, incluindo a criação dos conteúdos em si, deverá ser atribuída a profissionais capacitados para realizarem esse trabalho.
Nesse sentido, contar com especialistas é sempre uma boa ideia, tanto para atingir bons resultados quanto para otimizar essa produção.
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