Consultoria em Monitoramento de Site
Configure corretamente o seu GA4 e não fique no escuro com os seus dados
Esteja preparado para a nova versão do Google Analitycs – o GA4
Essa consultoria considera que o cliente já possui o Universal Analytics e faz algum uso dele (ou tem uma agência que faz uso dele). O objetivo é bem simples: replicar o monitoramento e as conversões de antes,
considerando os novos desafios do GA4.
A consultoria envolve as seguintes ferramentas:
- Site ou loja do negócio
- Google Analytics (Universal e GA4)
- Google Ads
- Google Search Console
- Google Tag Manager
- Pixel da Meta (Facebook)
A consultoria se divide nas seguintes etapas consecutivas:
- Identificação das demandas de monitoramento do negócio;
- Análise do ecossistema e da tecnologia disponível;
- Construção de um Plano de Monitoramento;
- Implantação do Plano;
- Validação e revisões;
- Acompanhamento final.
Como funciona a Consultoria em monitoramento de site
Na primeira etapa, que é relativamente rápida, vamos entender o que o negócio precisa monitorar, e também o que ele já monitora. É onde iremos descobrir por exemplo que:
- O site possui 8 formulários cujas submissões são de interesse;
- O marketing precisa saber quantas pessoas foram para o Whatsapp;
- O vídeo da página XYZ precisa ser assistido até o final para que uma informação importante seja visualizada;
- O Facebook não é usado pelo negócio;
- e centenas de outras possibilidades.
Quase todas essas demandas são naturais para o cliente, que passa ao consultor suas expectativas sobre monitorá-las. Também são definidas nessa etapa as questões de consolidação (ou não) de conversões.
De posse dos objetivos, inicia-se a análise da viabilidade do monitoramento, identificando se todas as partes necessárias estão disponíveis, corretamente configuradas e funcionando a contento. Se alguma ferramenta (ex: o Google Tag Manager, ou o GA4) não existe no negócio, ela é providenciada nessa fase.
Essa etapa funciona também como uma revisão de ecossistema, garantindo a devida integração das várias ferramentas conforme a necessidade do negócio. É uma etapa de poucos dias, e que normalmente se desenvolve entre duas reuniões.
Essa etapa consiste na construção de um documento que vai servir como referência tanto para o consultor quanto para o cliente, posteriormente. O formato desse documento pode variar conforme a complexidade do projeto, podendo ser uma apresentação, planilha, texto corrido, mapa mental ou mesmo um BPM; ou ainda uma combinação destes. Mas o objetivo é sempre deixar claro qual a solução adotada para cada demanda levantada no início.
Por exemplo, podemos ter como demanda que o formulário de orçamento é relevante, e que as campanhas de Ads precisam ser otimizadas para a conversão desse formulário. O plano seria o documento que explicaria como o formulário é reconhecido, qual evento GA4 é gerado, como isso se reflete do GTM, e ainda qual Tag de Conversão específica da conta Google Ads é acionada nessa situação.
Essas informações detalhadas servem de guia na próxima etapa (execução) e também como referência posterior do cliente, quando alguma alteração for necessária, a título de exemplo.
Estando o Plano de Monitoramento aprovado, dá-se início à execução plena dele, efetivamente ajustando o site e as ferramentas de acordo.
Exemplificando, no site pode ser necessário instalar algum plugin, ou ainda mudar a forma como alguma coisa foi implementada. O GTM é totalmente configurado para atender o plano, com a criação de Tags e Acionadores inteligentes. As contas Analytics e Ads podem sofrer reconfiguração para ficarem melhor ajustadas aos interesses do negócio. Enfim, toda a parte operacional técnica é feita nessa etapa.
Após toda essa implementação, que aliás ocorre quase sempre em ambiente de produção (i.e. “ao vivo”), é feita a validação da implementação, usando várias ferramentas técnicas. Os formulários do site são testados para ver se toda a cadeia de sinais está propagando de acordo, resultando no disparo final da Tag almejada.
Caso algum problema seja detectado, a solução é desenvolvida ou, caso raro, alguma mudança no plano é coordenada.
Após deixar o monitoramento concluído coletando dados por algum tempo, o consultor volta para uma análise de qualidade, verificando se as métricas estão boas, e se o cliente está satisfeito com o monitoramento. O tempo de coleta pode variar conforme a intensidade de tráfego, mas em geral é de pelo menos 15 dias e no máximo 3 meses. Pequenos ajustes podem ser feitos nesse momento, mas mudanças maiores estarão fora do escopo desse acompanhamento.
Consultoria de Migração do Universal Analytics para o GA4
Essa consultoria considera que o cliente já possui o Universal Analytics e faz algum uso dele (ou tem uma agência que faz uso dele). O objetivo é bem simples: replicar o monitoramento e as conversões de antes, considerando os novos desafios do GA4.
Ela é de fato uma versão simplificada da Consultoria em Monitoramento, sendo mais focada nessa questão do GA4.
Sendo um serviço pensado para essa época mais urgente da desativação do Universal, essa consultoria é menos abrangente, e mais pragmática. Muitos dos levantamentos e discussões que fazem parte da consultoria completa são simplificados por um mapeamento do negócio e pela própria existência de uma condição anterior. Por isso também, esta consultoria é mais ágil, com entrega mais rápida e custa bem menos.
Esta consultoria não inclui a entrega do Plano de Monitoramento personalizado, pois esse documento foi eliminado como forma de redução de custo e prazos, sendo substituído pelo processo simplificado e um Plano Padrão de Monitoramento.
Migração para sites
sem venda online
Para sites institucionais, blogs, one pages e qualquer outro tipo de site que seja apenas conteúdo apresentado, com geração de contatos e leads, criamos um Plano de Monitoramento padrão que vai documentar as conversões viáveis, em seguida aplicamos esse Plano.
Migração para sites
de e-commerce
Para lojas virtuais, verificamos a viabilidade da plataforma, e ajudamos na seleção, possível contratação, e configuração da solução integrada GA4 na plataforma. Caso uma solução nativa e integrada não esteja disponível, uma avaliação mais profunda para a viabilidade do monitoramento totalmente por GTM é realizada, e um novo orçamento é apresentado ao cliente. Isso porque os sinais de e-commerce são bem mais complexos, e o que levaria poucas horas com o apoio da plataforma, levará dezenas de horas em uma implementação via GTM.
Consultor Google Analitycs
Marcelo Saldanha

Não perca nenhum dado!
Esta na hora de configurar o seu ga4