Como a Editora Dufaux seguiu firme durante a pandemia

Não é segredo para ninguém que o Brasil e o brasileiro não cultivam, por várias razões, o hábito da leitura. É fácil notar pelo número de livrarias e pontos de venda de livros que tem próximo a você e ok pode considerar papelarias, drogarias, bancas de revistas e tudo mais, ainda assim serão poucos. Figuramos entre os países que menos horas dedicam à leitura, e precisamos mudar isso.

Com a chegada da pandemia, as distribuidoras de livros que eram o principal canal de comercialização das editoras se viram em dificuldades com o fechamento do comércio. Por outro lado a reclusão fomentou o estudo e com isso os mercado de cursos e por consequência as vendas online de livros cresceram. 

Desafio do negócio

A editora Dufaux é líder no mercado editorial para o tema espiritualidade com autoconhecimento e precisa atingir o público de forma mais próxima e efetiva. 

Estar preparado fez diferença

A editora através de sua fundadora, a Maria José tomou a decisão de entrar na venda online em 2018 e para planejar e orientar a publicação da loja e o crescimento da unidade de venda online, contou a consultoria da Uttara. 

A ideia de vender livros online não era exatamente desconhecida a editora já contava com uma loja simples e com poucos recursos e um faturamento instável e baixo. A consultoria iniciou com a preparação da infraestrutura digital, definimos a plataforma, meios de pagamento, logística, organizamos todo ecossistema Google, configuramos o hoje Meta na ocasião Facebook .  Notamos que a relação entre o ERP na ocasião e a loja virtual eram incompatíveis, então selecionamos outro ERP e realizamos a integração. Agora sim com a infraestrutura pronta, estabelecemos a comunicação visual da loja e publicamos os livros. 

Como gerar tráfego para loja?

A Editora Dufaux conta com um público fiel a seus autores e a sua curadoria, então decidimos listar quatro etapas a serem concluídas uma a uma em função do processo de aprendizagem e da qualificação e disponibilidade do grupo. Iniciamos pelas mídias pagas com ênfase no Facebook e Instagram visto o bom engajamento dos leitores com as editoras e os autores. Em seguida, trabalhamos o crescimento da base de e-mails e organizamos lançamentos de livros com degustação pré lançamento. Potencializamos as redes sociais e  concluímos com ações de SEO.

Foi decisiva para a capilarização da venda bem abertura de novos públicos a publicação dos livros em formato digital E-book. A parceria com a BookWire abriu e abre novas possibilidades, não é raro um leitor digital gostar tanto do livro a ponto de comprá-lo, novamente, no formato físico.

Conclusão sobre o projeto editora dufaux

A Pandemia afetou a todos, com a entrada assertiva no meio digital o faturamento da Editora Dufaux cresceu, mas não muito, porém a qualidade da venda melhorou em muitos aspectos, entre eles fortaleceu o processo de compra onde a força do volume de compra decide seu posicionamento de mercado.

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