O Banco Inter
O Banco Inter, hoje sinônimo de inovação e serviços financeiros digitais, iniciou sua jornada com o nome Banco Intermedium em 1994. Após inovar com uma das primeiras contas digitais do mercado, veio a decisão de realizar um rebranding e migrar para uma nova marca (e domínio). Para não sofrer perdas de tráfego e relevância nas buscas, o Banco Inter exigiu um planejamento estratégico minucioso a fim de garantir uma transição suave e sem perdas. Neste case, exploraremos como o SEO desempenhou um papel crucial nesse processo, garantindo a manutenção da visibilidade online e impulsionando o crescimento do banco.
O Desafio do Banco Inter(medium)
A mudança de marca representava um desafio significativo para o Banco Inter. Era preciso garantir que os clientes e potenciais clientes encontrassem facilmente o novo site, mesmo após a alteração do domínio. Além disso, a equipe precisava preservar a autoridade do site nos mecanismos de busca e evitar perdas de tráfego orgânico. Por se tratar de um banco, esta troca foi particularmente sensível pois qualquer engano poderia ser erroneamente percebido como uma fraude, golpe ou mesmo falha do banco. Coroando a situação, tudo isso ainda precisava ser feito em sigilo, pois além do segredo da mudança, havia a estratégia de “dormir Intermedium e acordar Inter”.
Se possível fazer uma imagem fazendo uma transição entre os logos e inserir aqui
A Solução
Para enfrentar esses desafios, o Banco Inter adotou uma estratégia de SEO abrangente, com a participação ativa do nosso diretor de tecnologia Marcelo Saldanha. O trabalho teria como objeto principal a preservação da condição orgânica, que em 2018 representava 49% do tráfego total no site, sendo que quase 60% dos cliques orgânicos estavam vinculados às palavras-chave da marca. As principais ações implementadas foram:
Validação tecnológica da plataforma
Foi estabelecido um contato intenso com a equipe responsável pelo desenvolvimento do novo site, a fim de já incorporar elementos da otimização técnica, em especial a hierarquia de tags, evitar uso de construções de lento carregamento, e organização de uma arquitetura de navegação coerente com URLs amigáveis. Para isso, foi necessário fazer uma ponte entre a equipe do marketing e performance, e a equipe técnica, algo que nem sempre acontece nas empresas desse porte.
Coordenação de Copywriters e redatores
Parte essencial do trabalho de SEO é lidar e otimizar conteúdo, pois sem conteúdo todo o resto perde o sentido. Foi feito um alinhamento com a excelente equipe de redatores e copywriters do Inter, que além de lidar com toda a atualização informacional que o “novo” banco exigia, também precisaram moldar esse novo conteúdo considerando aspectos de otimização, incluindo relacionamento com palavras-chave, densidade dos conteúdos, marcações semânticas e mesmo adequação de legibilidade e ilustração.
Coordenação com SRE e infra-estrutura
O Inter era (e ainda é) um cliente pesado do Amazon AWS, e por ser um banco possui ainda um altíssimo grau de compliance tecnológico para garantir a segurança e confiabilidade dos serviços, o que implica numa alta complexidade de infra-estrutura. Foi preciso coordenar os ajustes com as equipes de infra, que tipicamente não interagem com marketing e performance, pois era importante ter uma cadência de ajustes em domínios, apontamentos, e certificados. Houve inclusive problemas imprevistos com WAF da aplicação que colocaram o trabalho em risco, mas foram sumariamente mitigados com a presença física de nosso CTO no local.
Mapeamento de conteúdos
Como toda mudança de grande porte, o “novo” site não era igual ao original. Foi preciso mapear cada uma das URLs do site, mapeando seu objetivo, metadados, palavras-chaves associadas, posicionamento orgânico e tráfego. O mesmo trabalho foi feito no site novo, e junto da equipe de conteúdo foi feito um formidável mapeamento de conteúdos, com continuidades, exclusões, mesclagens e separações, atravessando 4 domínios. Esse mapeamento foi crucial para permitir acompanhar mais tarde os impactos da migração.
Acompanhamento
Depois de dias de trabalho in-loco dedicado, chegou o momento da mudança, que apenas umas 20 pessoas sabia que estava pra acontecer. Feito a virada de chave, surgiram (claro) alguns problemas, alguns previstos e outros não, mas que foram todos rapidamente resolvidos com a orientação precisa do consultor, e com a disponibilidade do time. Nesse momento, nós também ficamos com “Sangue Laranja” como toda a equipe Inter, e batalhamos juntos pelo resultado ótimo. Mantivemos um acompanhamento contínuo dos indicadores após a mudança, inclusive conciliando com o time de suporte para sentir o impacto nos clientes de fato
Resultados
O planejamento estratégico de SEO e uma execução engajada e próxima, resultaram em um sucesso absoluto para o Banco Inter. Os resultados obtidos foram:
Manutenção
da visibilidade
O Banco Inter manteve suas posições nas principais palavras-chave, garantindo que os usuários continuassem encontrando o banco nos resultados de busca.
Melhora na
experiência do usuário
A navegação intuitiva, nova identidade visual e o conteúdo mais relevante contribuíram para uma melhor experiência do usuário, o que gerou um feedback positivo de acordo com os canais de atendimento e pesquisas.
Aumento do
tráfego orgânico
O novo site experimentou um crescimento significativo no tráfego orgânico, demonstrando a eficácia das ações de SEO. Aqui é importante notar que houve uma “barriga” nos acessos, como esperado quando se muda todo o conhecimento do Google sobre o site, e sua queda de confiança até que ele compreenda o que mudou. Em poucos dias, já estávamos de volta ao patamar anterior, e superamos ele em seguida.
Melhora na
qualidade do usuário
A coerência e qualidade técnica do conteúdo gerou uma transformação no perfil do tráfego orgânico. Logo, não só mantivemos o mesmo patamar de visibilidade e acessos, mas de fato atraímos usuários melhor qualificados, mais dispostos às conversões e engajamento com o site. A taxa de conversão, tempo de permanência e outros indicadores de engajamento mostraram melhora, algumas bem intensas.
Conclusão
O caso do Banco Inter demonstra a importância do SEO como ferramenta estratégica para o sucesso de qualquer negócio online. Ao investir em um planejamento cuidadoso e na execução de ações inteligentes de SEO, com um plano multidisciplinar, o banco conseguiu realizar uma migração digital com sucesso, preservando sua autoridade online e impulsionando o crescimento do negócio.
Inserir a imagem que está em anexo na tarefa lá no Trello
Epílogo: Inter.co
A mudança do Intermedium para o Inter foi feita em 2017, e foi parte importante da propulsão que levou o Inter a se tornar o principal banco digital do Brasil. Em 2023, o Banco Inter fez uma nova migração, dessa vez devido à sua internacionalização, surgindo o Inter.co. Em termos de Branding, uma mudança mais “simples”, mas em termos de SEO, igualmente desafiante. De fato, sujeita aos mesmos dilemas e estratégias. Agora já sabendo melhor o que esperar, eles fizeram a mudança sozinhos, e com sucesso.

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Assim como garantimos uma transição perfeita para o Banco Inter – mantendo sua visibilidade no Google e aumentando seu tráfego orgânico –, aplicamos a mesma metodologia precisa para e-commerces.
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Como fazemos a diferença?
Assim como no caso do Banco Inter, nossa abordagem combina:
- Tecnologia e análise rigorosa – Validamos cada detalhe técnico para evitar quedas de performance
- Estratégia de conteúdo otimizado – Alinhamos copywriting e SEO para maximizar conversões
- Monitoramento contínuo – Acompanhamos métricas em tempo real para ajustes rápidos
Resultados reais:
- Manutenção da visibilidade orgânica
- Aumento do tráfego qualificado
- Melhoria na taxa de conversão
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