Viver com curiosidade é uma das chaves para uma vida de evolução.

Conhecimento Estratégico

Conhecimento Estratégico: Resgate a curiosidade

A gestão do conhecimento apesar de academicamente ser bem estabelecida no Brasil com cursos de pós graduação, mestrado e doutorado ainda é considerado novo quando olhamos para o ambiente de negócios, porém está em ampla expansão. Há empresas que oferecem o serviço de gestão de conhecimento, algumas com o foco no planejamento estratégico e outras com o foco na curadoria de conteúdo.


Este projeto tem como objetivo oferecer ao mercado de pequenas empresas a gestão de conhecimento como forma de ampliar seu conhecimento e informações para o crescimento de profissionais que são conscientes que questões de valores, ética, comportamentais, sustentabilidade etc serão diferenciais no mercado.

Vivemos num mundo caótico cuja geração clickbait é alimentada por headlines cada vez mais apelativos. Poucas pessoas leem as matérias antes de comentar. Poucas pessoas leem as matérias antes de mandar pelo WhatsApp. O resultado estamos vendo todos dias. Crescimento da desinformação. É preciso que profissionais qualificados tenham capacidade analítica e que esteja aberto, preparado para compreender o momento da sociedade.

Abandone o senso comum e crie perguntas novas

Curadoria do Conhecimento Estratégico

O projeto é direcionado para empresas que precisam consolidar e nivelar o conhecimento de marca, negócio e comunicação com público interno e externo ao mesmo tempo que ficam alinhadas às novas tendências do mercado e exigências do consumidor.

Transformar a produção diária de informações em impulso para a evolução da vida em sociedade.

Ampliar a consciência, para evoluir sempre.

GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRATÉGICO - Uttara

Questionar, Estudar e pesquisar

ETAPAS DO MÉTODO DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO

A busca e o uso compartilhado do conhecimento. 

É essencialmente ser uma ferramenta de desenvolvimento coletivo e de criação de conhecimento.

Fazer diagnóstico é escavar criticamente para além dos discursos, seja de um briefing, seja de uma narrativa pessoal do solicitante.
Um diagnóstico exige exames profundos para reconhecer necessidades que nem sempre o cliente sabe nomear. É a maneira com a qual mapeamos quais são as necessidades de conhecimento do cliente.

O diagnóstico permite que exercitemos o olhar para além do desconhecido, vamos além dos sintomas aparentes.

Como fazemos: entrevistas, discussões coletivas, workshops, estudo de contexto.
Buscamos: problemas que escondem necessidades de conhecimento.

Indivíduo demandante: quem é o profissional à frente do briefing e a
sua relação com a empresa e o projeto.
Demandas do negócio: os interesses obscuros da empresa que se dá
na cultura do negócios.
Demandas da sociedade: os interesses das pessoas que serão atendidas
pelo negócio e se existe uma preocupação com elas. A combinação dessas perspectivas fornece insumos para entendermos de maneira profunda as necessidades de conhecimento do cliente.

Levantamento de informações, são os conteúdos que vão embasar a pesquisa. São os materiais brutos que vão responder ao Mapa da Curadoria.
O prazo é determinado pelo tempo de projeto estabelecido na proposta. Sabemos que sempre será possível evoluir mais, ler mais, cruzar mais, polir mais. Um projeto será marcado pelo e pelas condições em que aconteceu.

Pesquisa: 

  • Pontos teóricos, práticos e empíricos.
  • Diário de pesquisa para organizar os pontos (conteúdos).
  • Dividir parte da pesquisa com equipe.
  • Começar com olhar abrangente e depois para os detalhes.
  • Pesquise em diferentes áreas do conhecimento e formatos.
  • Cuidado com as fontes, são confiáveis?
  • Estou pesquisando porque estou pessoalmente curioso/a sobre isso ou porque isso vai realmente ajudar no projeto?

Exame crítico e detalhado das informações. É a avaliação sobre a validade das informações que coletamos na pesquisa e sua relevância em relação ao mapa da curadoria.
Análise é momento de:

  • Relacionar: conectar pontos e temas
  • Sintetizar: excluir o que não é mais relevante
  • Ordenar: hierarquizar pontos mais relevantes

Elaboração

A partir de tudo que foi lido, absorvido e analisado, consolidamos o conhecimento que será a base da gestão. É quando o caos se transforma em coerência. Elaborar é fazer a construção da base de conhecimento. É um diálogo com os pontos já identificados e analisados.

Como compartilhar a base de conhecimento e as teses do projeto com o cliente, como traduzi-las de forma legível e impactante. É a hora de definir o formato da entrega. 

Criação é o momento de transformar as teses em uma experiência de aprendizado envolvente e efetiva. É utilizado os princípios de escuta ativa e/ou comunicação não violenta e até do mundo do Design.

Produção

A produção é a hora de fazer acontecer, tornar real o projeto. O momento de transformar a narrativa da etapa de criação em uma entrega prática, parte essencial do processo de compartilhar conhecimento.

Pontos de atenção:

  • Estética
  • Representação
  • Inclusão
  • Escolha dos recursos certos para dar suporte a informações.

É preciso investir tempo e cuidado para transformar determinado conhecimento em uma experiência de aprendizado à altura. Se não encontrarmos a forma certa, que prenda a atenção do público e que leva em consideração o lado do cliente, todo o trabalho anterior pode ser perdido.

Essa é a hora de engajar o público com todas as descobertas e deixar claro como o estudo será relevante para a transformação de quem recebe.
Tente tocar seu público como pessoa física e como pessoa jurídica. Como diria o médico e cientista Ivan Izquierdo, “as memórias que melhor conservamos são aquelas com conteúdo emocional”.

Produtos entregues

  • Documentário em vídeo
  • Documentário em podcast
  • Eventos
  • Workshops
  • Palestras
  • Programas de TV/ Youtube
  • Jogos Digitais
  • Apresentação PPT
  • E-books com temas específicos
  • Livros com uma tese
  • Relatório anual de ações
  • Outros formatos a definir conforme demanda do cliente.

Observações sobre o processo:

  • Em média, os projetos têm no mínimo 4 meses de duração.
  • Há no mínimo 2 pontos de contato com o cliente chamado de prévia: após a etapa de elaboração e entre a etapa de produção e a etapa de entrega.
  • Tempo médio para trabalho de criação por parte do designer: 15 dias úteis.
  • A escrita do conteúdo final pode ser elaborada por 2 ou mais especialistas.

Metodologia baseada na Inesplorado. 

Estrategista de Marca:

Patricia Canarim

Graduada em Comunicação Social com especialização em Informação Estratégica (UFMG). Tenho formação em Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e Gestão de Branding pela Brandester. 

Sou carioca, moradora de BH e flamenguista. Adoro ler e escrever e ouvir muito podcast. 
Dedico meu tempo para ouvir o cliente, estar sempre presente e juntos criarmos as bases estruturais, construir estratégias e soluções práticas para fortalecer a marca no mercado. 

Patricia Canarim - estrategista de marca

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