Indicadores do Google Analytics 4 para e-commerce

A coleta e a análise de indicadores do Google Analytics 4 é a ferramenta oficial para o monitoramento do e-commerce.

Ela veio para substituir totalmente o Universal Analytics, que foi descontinuado em julho de 2023.

Por ser uma ferramenta relativamente nova, muitas pessoas ainda estão com dúvidas sobre como ela funciona, como utilizá-la e quais são os indicadores disponíveis para avaliar a performance do e-commerce.

Para falar mais sobre as métricas do Google Analytics 4 para lojas virtuais, criamos esse post. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema.

 

Os indicadores essenciais do Google Analytics 4 para e-commerce

O Google Analytics 4 disponibiliza diversos indicadores que podem ser utilizados para analisar as estratégias atuais e propor mudanças para aumentar as conversões.

Segundo a própria empresa, as métricas são dividas em dois tipos: evento e item.

Entenda mais sobre cada um deles e veja exemplos.

 

Indicadores de evento

Os  indicadores de evento do Google Analytics 4 são aqueles que focam nas interações ou ocorrências específicas que acontecem no site.

Entre os principais, podemos citar:

  • eventos de carrinho: quando o usuário adiciona ou remove um produto qualquer do carrinho;
  • eventos de checkout: quando o usuário vence estágios típicos do processo de checkout, como começar o checkout (identificação), informar dados de entrega e informar dados de pagamento. O modelo de checkout da sua loja pode afetar o uso destes eventos, por exemplo numa tela de checkout de passo único, pode não ocorrer os eventos de entrega e pagamento;
  • compra: um evento particularmente importante, tratado como especial no GA4. Representa uma finalização com sucesso de uma compra, incluindo seu valor e todo o detalhamento de itens;
  • eventos de lead: eventos que sinalizam o recebimento de leads e intenções de contato, como formulários diversos, chats online, whatsapp, ou ainda links de e-mail e ligação telefônica;
  • eventos de engajamento: quando o usuário faz certas interações com o conteúdo da loja, como baixar um arquivo, clicar em certos elementos, assistir um vídeo, etc;
  • outros eventos previstos: existem vários outros eventos, um pouco mais nichados, já previstos pelo GA4, incluindo eventos de gamificação em níveis (com conquistas inclusive), segmentação em grupos, passos de tutorial, e outros;
  • eventos personalizados: e para qualquer outra situação relevante não prevista pelo GA4, existe a opção de criar eventos personalizados, adequando assim o GA4 às suas necessidades.

Cada evento desses pode carregar em si uma coleção de parâmetros, que ajudam a contextualizar a interação. Por exemplo, o evento de compra (“purchase”) sinaliza cada compra realizada, logo se ele ocorrer 100 vezes na semana, indica que foram 100 vendas. Mas ele também carrega o valor de cada venda (além de vários outros detalhes), e o GA4 consegue somar esses valores e assim prover indicadores derivados, como receita total, ticket médio, e outros.

Também é importante notar que os eventos podem ser segmentados de várias formas, e assim alguns relatórios conseguem por exemplo exibir esses indicadores básicos segmentados por Origem, Cidade, Horário, Campanha e vários outros tipos de agrupamentos.

 

Indicadores de item

O Google Analytics 4 também conta com indicadores de item, que, assim como o nome sugere, mede o comportamento dos visitantes com os produtos do catálogo da empresa, considerando suas variações, como cor, tamanho e estilo, por exemplo.

As principais métricas desse tipo são:

  • receita bruta do item: receita total de cada item, sem considerar o frete e os tributos,
  • valor de desconto: valor total do desconto dado em promoções,
  • taxa de cliques da promoção: número de usuários que fizeram uma compra dividido pela quantidade que apenas visualizou a mesma promoção,
  • itens adicionados ao carrinho: número de produtos adicionados ao carrinho,
  • itens comprados: quantidade de itens que foram comprados de fato,
  • itens acessados: número de itens que foram acessados pelos usuários.

Vale ressaltar que todos os indicadores disponíveis, tanto de evento quanto de item, podem ser encontrados no site de ajuda do Google Analytics 4, com explicações simples e orientações de preenchimento.

 

Entenda a importância de acompanhar os indicadores do Google Analytics 4

Ao acompanhar os indicadores do Google Analytics 4, você entenderá melhor o comportamento dos seus clientes e poderá avaliar mais profundamente o sucesso das promoções e campanhas de marketing criadas.

Observando que muitas pessoas estão colocando o item no carrinho e poucas estão terminando a compra, por exemplo, você pode concluir que o frete está muito caro, que há poucas opções de pagamento ou que o processo de finalização é muito complexo.

Se há muitos reembolsos (algumas plataformas podem sinalizar quando executarem um pedido de reembolso, por qualquer motivo:cancelamento, chargeback, disputa etc), é necessário entrar em contato com os clientes para entender qual é o problema e buscar formas de resolvê-lo.

Dessa forma, haverá a melhora contínua dos processos e, consequentemente, o aumento das vendas.

 

Conheça o Uttara Indicadores

Para e-commerce o GA4 não oferece os dados com a mesma facilidade que oferecia no Google Analytics Universal, isto é, de forma direta e (porque não dizer) já pronta. No GA4 é necessário realizar a configuração dos indicadores e para isso um profissional especialista em Google deve ser contratado.

Aqui na Uttara, nosso diretor e sócio Marcelo Saldanha é quem desenvolveu uma configuração que traz detalhes da venda para além do comum, agregando informações que de outra forma estariam espalhadas, ou mesmo ausentes, no GA4.

Com o Uttara indicadores você tem uma visão geral com os dados por origem de canal, campanha, primeira origem. As principais conversões podem ser consideradas não somente a compra mas as conversões para adicionar ao carrinho e WhatsApp também. Uma visão por produtos e outra por transação.

Os dados mais importantes para a boa gestão estratégica de seu e-commerce, hoje, você encontra configurado no Uttara Indicadores.

 

Quer saber mais sobre o Utara Indicadores? Entre em contato conosco e converse com um especialista em Google Analytics 4.

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