Tire suas dúvidas sobre o GA4, a nova versão do Google Analytics

O GA4 é a mais nova versão do Google Analytics e, embora esteja sendo implementada desde 2019, agora ela chegou para ficar de vez.

A atualização traz uma série de melhorias que beneficiam qualquer marca com uma análise de dados mais eficiente e de acordo com as tendências de comportamento do usuário.

Por isso, vale a pena começar a se acostumar com a nova versão da ferramenta, seja para aproveitar suas vantagens ou para se habituar antes de seu uso se tornar obrigatório.

Para conferir mais detalhes sobre o GA4 e saber o que mudou no Google Analytics, continue a leitura!

Quais as principais mudanças do Google Analytics 4?

Não é novidade que as plataformas digitais estão cada vez mais centradas no usuário, portanto, é natural que o GA4 acompanhe essa tendência.

Assim, uma das principais mudanças na ferramenta se refere à privacidade dos dados, que terá um controle mais eficiente na nova versão, a partir de alterações como o não armazenamento de endereços IP.

Além disso, a ferramenta não depende mais dos cookies, uma vez que utiliza a modelagem de dados a partir de tecnologias de aprendizado de máquina, o que significa uma experiência mais segura para o usuário, mas sem prejuízos para a coleta de dados por parte das empresas.

Outro ponto importante é a integração, um dos destaques do GA4. A ferramenta ganha um caráter multiplataforma, oferece uma visão completa sobre todo o ciclo de vida do cliente, seja qual for o canal da sua empresa que ele utiliza.

A integração se estende às mídias pagas, já que os dados do Google Ads também estarão disponíveis na plataforma, o que permite um acompanhamento mais eficaz das campanhas de publicidade.

Por fim, outra modificação importante diz respeito ao foco nos eventos, em oposição aos hits, que eram o destaque do Universal Analytics. Assim, o modelo de dados será baseado nas ações executadas pelo usuário, como cliques, rolagens e download de arquivos.

 

A migração é obrigatória? 

O GA4 vem sendo aplicado desde 2019, sendo utilizado simultaneamente ao Universal Analytics, mas a partir de julho de 2023 a migração para a nova versão torna-se obrigatória.

Para fazer isso, as empresas podem optar entre três métodos:

  • configurar a coleta de dados do Google Analytics pela primeira vez, o que fará com que a nova versão seja selecionada automaticamente,
  • adicionar o GA4 a um site com o Universal Analytics,
  • adicionar a nova versão à plataforma do criador de sites ou ao sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Dicas fazer a migração para o GA4 sem dores de cabeça

Com organização e planejamento, é possível fazer a migração de forma tranquila e aproveitar todas as suas vantagens para uma atuação mais estratégica, com ações de marketing e de vendas mais precisas.

Por exemplo, ao iniciar esse processo mais cedo, há a possibilidade de usar ambas as versões simultaneamente, de forma que a transição de uma para outra seja feita de forma gradual.

Além disso, é importante lembrar que, a partir de 1º de julho de 2023, os dados do Universal Analytics só ficarão disponíveis por seis meses. Por isso, é recomendado que as empresas exportem esses dados e façam um backup para não perder o seu histórico.

Por fim, oferecer treinamentos à equipe da empresa pode ser uma boa maneira de garantir que todos estejam familiarizados com o funcionamento da nova versão.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Uttara e conte com especialistas para esclarecer tudo sobre esse tema!