A estratégia de naming rights é uma forma interessante de divulgar o nome de uma empresa e torná-la mais visível a partir de iniciativas culturais.
Qualquer medida que permita colocar o nome de uma marca em circulação a partir da associação com um evento de interesse do consumidor é uma forma inteligente de criar uma presença mais forte entre seu público.
Assim, essa é uma das maneiras de dar visibilidade à empresa ao associá-la a uma atividade cultural, unindo um produto de interesse do indivíduo ao serviço oferecido pelo empreendimento.
Para saber mais a respeito da estratégia de naming rights, continue a leitura!
O que é naming rights?
De modo geral, o naming rights consiste na prática de nomear um evento ou local com o nome da empresa através de uma concessão legal.
Assim, empreendimentos podem dar seu nome a eventos culturais ou espaços destinados a esse tipo de atividade, construindo uma presença mais forte nesses ambientes e trabalhando para a criação de uma imagem positiva perante o público que os frequenta.
Trata-se, também, de uma oportunidade exclusiva para a empresa, ou seja, a partir do momento em que a atividade for nomeada com sua marca, outros empreendimentos não poderão fazer o mesmo.
Dessa forma, uma das vantagens de utilizar o naming rights é a possibilidade de destaque entre as demais empresas do segmento, gerando um melhor desempenho em relação aos estabelecimentos concorrentes.
Como essa estratégia funciona para as empresas?
Se uma empresa quer começar a utilizar naming rights como uma estratégia de divulgação do seu nome e da sua imagem, é preciso elaborar um planejamento consistente e cuidadoso.
De forma ideal, por exemplo, o empreendimento deve começar a construir sua presença nestes espaços desde a sua preparação, no caso de eventos, ou construção, no caso de locais físicos.
Assim, o público estará ciente da participação da empresa desde os momentos iniciais, o que promove também uma imagem de mais comprometimento e dedicação por parte do empreendimento, reforçando seu posicionamento no mercado.
Exemplos da aplicação na prática
Naming rights têm sido cada vez mais utilizados, uma vez que geram bons resultados e não são uma estratégia de grande complexidade.
Assim, é possível encontrar diversos exemplos de grandes marcas que têm aplicado esse método para divulgar sua atuação e construir uma imagem mais consistente perante seu público.
Um desses exemplos é bastante recente e vem de São Paulo, onde a empresa Vibra, do ramo de produção de energia, assumiu os naming rights do cinema a céu aberto Open Air, que após a apresentação do contrato passou a se chamar Vibra Open Air, carregando o nome da marca.
O evento de reabertura do local foi planejado para atrair um grande público e, assim, todos que frequentarem o evento de inauguração conhecerão o empreendimento responsável pela realização do mesmo.
Além de inserir a marca na comunicação visual do evento e do local, a empresa também tomou o cuidado de relacionar suas atividades às atividades promovidas pela mesma.
Assim, a empresa, que atua no ramo de produção de energia, procurou focar sua campanha no aspecto sustentável dos eventos, reforçando a importância de aplicar um consumo renovável.
Agora que você está por dentro desse assunto, continue por aqui e confira nosso post sobre o que é empreendedorismo social e qual a sua relação com branding!