Não é novidade que a sociedade enfrenta uma série de desigualdades e que há mudanças necessárias para alcançarmos uma vida coletiva mais justa. Nesse sentido, entender o que é empreendedorismo social pode apontar um caminho.
Essa maneira de empreender concilia as diretrizes de todo negócio com a necessidade de ações mais efetivas em um quesito socioambiental, contribuindo para a melhoria de quadros dessa natureza e gerando novas possibilidades de branding a serem exploradas.
Para entender melhor o que é empreendedorismo social e qual a relação entre o conceito e branding, continue a leitura!
O que é empreendedorismo social?
Quando falamos no que é empreendedorismo social, estamos nos referindo a negócios cujo propósito está atrelado a uma pauta de natureza socioambiental.
Ou seja, embora se trate de um empreendimento, seus objetivos finais estarão voltados para a melhoria da vida em sociedade, contribuindo para o aprimoramento de algum aspecto das relações humanas, seja de forma mais abrangente ou em uma comunidade específica.
Ao explicar o que é empreendedorismo social, também cabe ressaltar que não se pode confundir esse conceito com as Organizações Não Governamentais (ONGs), que são instituições que não visam lucrar.
Um empreendimento social é, antes de mais nada, um empreendimento como qualquer outro, o que significa que precisa de dinheiro para manter suas atividades em funcionamento, já que não trabalha a partir de doações e apoio financeiro de terceiros.
Assim, nesses casos, o lucro da empresa será utilizado não apenas como um investimento nas ações conduzidas pela marca, mas também será destinado à própria manutenção do empreendimento.
Exemplos de empreendedorismo social
Hoje em dia, é possível encontrar uma série de exemplos que deixam bastante claro o que é empreendedorismo social e as maneiras em que o conceito pode ser explorado.
Um desses casos é a FA.VELA, um hub de educação e aprendizagem empreendedora, cujos princípios são a inclusão e o desenvolvimento social, econômico e ambiental por meio do empoderamento de grupos sociais e territórios vulnerabilizados.
Assim, o empreendimento oferece educação empreendedora com o objetivo de preparar pessoas para o trabalho, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (Erradicação da Pobreza) e 4 (Educação de Qualidade) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Outro exemplo é o Circo Crescer e Viver, que trabalha no ramo da arte e do entretenimento, conciliando essas atividades com a realização de serviços comunitários que impactam diretamente a vida de comunidades do Rio de Janeiro.
Casos como esse demonstram que é possível atuar de forma socialmente responsável e construir um negócio de sucesso, conciliando ambos os aspectos e garantindo bons resultados para a marca e para a sociedade como um todo.
Qual a sua relação com branding?
Após entender o que é empreendedorismo social, uma das dúvidas que pode restar é qual a relação dessa prática com o processo de branding.
Para compreender a interação entre os dois conceitos, é preciso lembrar que o objetivo final das ações de branding é gerar valor para uma marca perante o seu público.
Aliado a isso, cabe lembrar que o perfil do consumidor atual tem uma consciência social cada vez mais aguçada, principalmente com a rapidez e facilidade com que pode acessar informações e compreender o quadro em que está inserido.
Dessa forma, a marca se beneficia de uma atuação que tenha como princípio a melhoria de aspectos da vida em sociedade, uma vez que demonstra preocupação com questões abrangentes e uma atuação com um propósito amplo.
Agora que você já sabe o que é esse tipo de empreendedorismo, continue por aqui e saiba mais sobre comunicação e os impactos na gestão empresarial.