Branding Experience: o que você precisa saber sobre experiência de marca

Cada vez mais o consumidor está atento a detalhes, valorizando diferenciais e prestigiando as marcas que oferecem algo mais do que produtos. Nesse momento é que as técnicas de Branding Experience fazem toda a diferença.

Você já percebeu que muitas empresas buscam associá-la a algumas sensações que proporcionam:

  • prazer,
  • alegria,
  • satisfação,
  • desejos.

O objetivo dessas ações é a de aproximar o consumidor, onde, a partir da audição, olfato, paladar, tato ou visão, essa interação ocorre e desperta nas pessoas uma lembrança positiva a esse respeito.

Trata-se, portanto, de fortalecer a marca e associá-la a momentos agradáveis, criando uma simpatia e relação entre público e produtos comercializados pela empresa.

Neste post, apresentaremos detalhes do que é Branding Experience e como aplicar essa estratégia em seu negócio. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é Branding Experience?

Branding Experience é uma estratégia de marketing que, conforme a sua tradução, possibilita uma experiência de marca.

Essa ação vai além do processo de venda, vinculando seus clientes a lembrança dos seus produtos e serviços em diversos momentos do dia a dia.

Caracteriza-se pelo cheiro agradável de um perfume quando ele passa na frente de uma loja ou a vontade em consumir determinada bebida quando avista um anúncio de uma partida de futebol na televisão.

Muitas empresas trabalham fortemente essas técnicas, pois sabem que o consumidor é movido a emoções, portanto, é possível trazer às suas lembranças a marca e os produtos, quando em algum momento ele se depara com determinada situação.

A associação acontece em um momento de prazer e satisfação, fazendo com que os consumidores busquem reviver boas experiências e queiram repeti-las, o que significa, fidelização e o desenvolvimento de verdadeiros “fãs” da sua empresa.

Quais os motivos para investir?

Investir em Branding Experience traz como resultados o fortalecimento da marca e consequentemente as desejadas vendas.

Muitas empresas perceberam que precisam fazer parte do cotidiano das pessoas, portanto, investem fortemente nos já mencionados apelos sensoriais.

Além disso, uma boa estratégia para possibilitar grandes negócios está em apresentar aos consumidores:

  • possibilidades de bem-estar,
  • entretenimento,
  • valores importantes para a qualidade de vida,
  • posicionamento em defesa de um mundo melhor.

As marcas que se posicionam e investem na Branding Experience tendem a receber o apoio e o prestígio da sociedade, estabelecendo uma relação positiva com o mercado.

Como aplicar?

Alguns bons exemplos que podem servir para o seu negócio estão nas ações desenvolvidas por algumas empresas que investem nessa estratégia.

É o caso da Heineken que está presente nos torneios continentais de futebol, patrocinando e associando a sua marca a competitividade, torcidas e os bons momentos vividos quando se assiste a um bom jogo.

Também é o caso da Melissa, que associa o cheiro de chicletes de tutti-frutti às suas sandálias, atraindo o seu público e conquistando cada vez mais espaço no mercado.

Porém, não é preciso ser um gigante dos negócios para investir em Branding Experience.

Observe como alguns negócios de pequeno porte conseguem conquistar clientes, associando a sua empresa a momentos divertidos e prazerosos.

A partir de divulgações e campanhas bem realizadas, é possível atrair clientes a partir de ações que valorizam a marca e a associam a ações que despertem o interesse do consumidor.

Para isso, é preciso que as pessoas conheçam:

  • o objetivo e propósito da marca,
  • mensagens de efeito para seus clientes,
  • quais as bandeiras e causas defendidas.

Contar com um marketing de qualidade que saiba como posicionar sua marca é o melhor caminho para atingir os seus objetivos.

A criatividade e ações bem desenvolvidas fatalmente colocarão seus negócios em outro patamar, envolvendo seu público e possibilitando bons negócios, além, é claro, de envolver sua empresa em boas ações que colaboram com a qualidade de vida das pessoas.

Para saber como desenvolver ações a esse respeito, conheça a Uttara, uma empresa especializada no assunto!

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