Fortalecer a marca ou reconstruir a marca depois da crise

Momentos de crise trazem consigo muitos desafios, mas também novas oportunidades de aprendizado, que podem ser estrategicamente utilizadas para fortalecer a marca.

Após passar por períodos de tensão, colocando em prática o gerenciamento da crise e procurando amenizar seus efeitos, chega a hora de avaliar o que deve ser feito em seguida.

Para compreender se é preciso reconstruir ou fortalecer a marca após um momento de crise, continue a leitura do post!

 

Depois de uma crise, é melhor fortalecer a marca ou reconstruir?

 

A crise de marca corresponde a um evento, ou um conjunto deles, que compromete a imagem de uma empresa perante seus consumidores e o mercado em geral.

Esses acontecimentos incluem problemas, como falhas em produtos, problemas de segurança, situações de discriminação ou até o descumprimento de certas normas.

A partir de eventos como esse, o empreendimento pode ter sua reputação seriamente abalada, sendo necessário contar com um plano de gerenciamento de crise.

Esse plano deve conter estratégias que permitam identificar complicações como essa desde seu início, controlar a situação e também dar o passo seguinte, que consiste em reconstruir ou fortalecer a marca após esse momento conturbado.

O gerenciamento de crise é fundamental para que a empresa consiga se restabelecer ao passar por situações como essa, de maneira que sua imagem seja preservada e sua boa reputação seja mantida.

De maneira geral, o período pós-crise deve ser de muita reflexão por parte da marca, para que sejam identificados os pontos que trouxeram problemas e de que maneira é possível aprender com essas falhas.

Fortalecer a marca

O processo de fortalecer a marca exige, primeiramente, uma avaliação por parte da empresa, de modo a compreender quais foram os resultados trazidos pela crise e também pelo seu gerenciamento.

Trata-se de um momento em que se faz necessário olhar para dentro do empreendimento e procurar entender quais foram seus erros e acertos ao longo de todo esse período.

Dessa maneira, é possível fortalecer a marca começando de dentro, revendo a cultura interna da empresa e dando maior destaque àquilo que deve ser reforçado.

Posicionar-se a respeito do ocorrido, sendo transparente com os colaboradores do empreendimento e com o público, é um exemplo de medida a ser tomada para promover o fortalecimento da marca.

Reconstruir a marca

Reconstruir a marca também é um caminho possível para o momento pós-crise.

Trata-se de uma reorganização mais abrangente dos princípios da empresa, bem como da sua imagem perante o consumidor.

A partir de um bom gerenciamento de crise, é possível fortalecer a marca sem necessidade de reconstruí-la após os eventos que lhe trouxeram complicações.

Qual a melhor opção?

Cabe à empresa, portanto, avaliar se a melhor alternativa é fortalecer ou reconstruir a marca.

Ambos os procedimentos têm como finalidade a reparação da imagem da empresa perante seu público, de modo que é importante avaliar qual é a relação com os consumidores que está estabelecida após a crise.

Uma avaliação minuciosa e honesta por parte do empreendimento pode apontar caminhos para que a cultura interna da marca seja fortalecida, de modo que não seja necessário reconstruí-la.

Dessa maneira, um bom gerenciamento de crise é capaz de utilizar momentos conturbados para promover o aprendizado e o fortalecimento dos princípios e da atuação da empresa.

Gostou desse conteúdo? Continue por aqui e confira também nosso post sobre comunicação e os impactos na gestão empresarial!