Cibersegurança é prevenção de crise

Com a crescente expansão do mundo digital e virtual, a cibersegurança se torna cada vez mais uma medida essencial para garantir a proteção de uma empresa.

Ataques cibernéticos surgem com cada vez mais frequência e é preciso estar atento a essa ameaça, tomando cuidados para que não gerem uma crise em um empreendimento.

Neste post, explicaremos o que é a cibersegurança e qual a importância de implementá-la. Continue a leitura!

O que é a cibersegurança?

A cibersegurança, também frequentemente chamada de segurança da tecnologia da informação, consiste em uma prática de proteção de diversos aparelhos e sistemas.

Podemos mencionar computadores, celulares, demais dispositivos móveis, servidores, redes e dados, que estão expostos a ameaças de invasão.

Assim, esse termo é destinado a um conjunto de medidas tomadas para preservar a segurança desses elementos, incluindo a proteção contra intrusos, como os hackers, preservação da integridade e privacidade de dados, bem como a segurança de aplicativos e softwares.

Qual sua importância?

Os avanços observados na tecnologia trazem grandes benefícios, mas também abrem portas para novas ameaças.

Estudos da RiskBased Security revelam que, apenas nos nove primeiros meses de 2019, foram registrados 7,9 bilhões casos de violação de dados.

Além de ser um valor alto, o número representa um aumento de 112% em relação ao registrado no ano anterior, o que gera uma preocupação ainda maior.

Assim, a implementação da cibersegurança se faz cada vez mais necessária em todos os setores, uma vez que estão expostos a esse tipo de ameaça.

Além disso, esses perigos costumam ser bem disfarçados e passam despercebidos até mesmo por colaboradores da empresa, como é o caso dos cavalos de Troia, que aparentam ser um software legítimo.

Medidas de proteção se fazem necessárias para que o empreendimento não sofra as consequências de ter seus aparelhos invadidos e seus dados roubados ou expostos.

Dessa maneira, a cibersegurança é também uma medida efetiva de prevenção contra crises.

Quais crises os ataques virtuais podem causar?

Os perigos enfrentados pela cibersegurança se fazem cada vez mais presentes, de modo que, desde 2018, o Brasil conta com uma legislação voltada para o problema, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Essa lei tem por objetivo promover a segurança de dados pessoais, o que faz com que empresas se responsabilizem pelo uso que fazem das informações de seus clientes.

Dessa maneira, um ataque cibernético que acarrete no vazamento de dados de um empreendimento pode levar a multas de valores bastante altos, além da possibilidade de encerramento das atividades que envolvem o tratamento de dados.

Além disso, há outras consequências práticas impostas por ameaças como essa.

Exemplo disso são os ataques que bloqueiam o funcionamento de sistemas e aparelhos, comprometendo as atividades de uma empresa por período indeterminado, até que a situação seja solucionada.

A imagem do empreendimento também é prejudicada por esse tipo de complicação, pois sua credibilidade frente aos clientes é colocada em jogo, uma vez que os dados fornecidos não estão seguros.

Assim, implementar a cibersegurança consiste em uma estratégia efetiva na prevenção de crises na empresa.

Agora que você já conhece a importância dessa medida de proteção, continue por aqui e confira também nosso post sobre comunicação e os impactos na gestão empresarial!

Whatsapp