Comunicação e os impactos na gestão empresarial

O sucesso da gestão empresarial está diretamente associado à boa comunicação, ou seja, a informação precisa circular e estar à disposição dos colaboradores para que se alcance os resultados desejados.

Ela também precisa estar disponível de forma clara para se ter êxito nos planejamentos estratégicos, chegando de maneira adequada e no tempo certo aos:

  • clientes,
  • fornecedores,
  • parceiros de negócios.

Segundo Philip Kotler, um dos maiores especialistas do mundo no desenvolvimento de negócios, a deficiência da comunicação em uma empresa é um dos 10 pecados mortais do marketing.

Segundo Kotler, esse erro é um dos responsáveis para que os objetivos não sejam alcançados, afinal, não saber se relacionar com o mercado é perder o foco do seu principal objetivo: atender as necessidades e os desejos dos clientes.

Neste post, apresentamos a comunicação e seus impactos na gestão empresarial. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

Comunicação na era digital

A comunicação ganha cada vez mais importância nos negócios, especialmente em função das possibilidades existentes e utilizadas pelos consumidores para buscarem aquilo que desejam.

A era digital modificou completamente os hábitos de pesquisa, procura e compra.

Em poucos minutos, o consumidor com um smartphone em mãos sabe:

  • onde achar os itens,
  • detalhes dos produtos e serviços,
  • quanto custa determinado objeto,
  • como funciona a entrega,
  • quais são as opções e condições de pagamento.

Além disso, quando existe alguma dúvida, o cliente solicita informações que deveriam ser respondidas rapidamente, apresentando sugestões e formas facilitadas para que o negócio se concretize na sequência.

O consumidor não conversou com ninguém e muito menos foi até a loja para realizar a compra. Tudo acontece de forma online e em tempo real!

Quais os impactos da comunicação na gestão empresarial?

As falhas de comunicação entre os colaboradores é a responsável em causar sérios problemas no atendimento ao mercado.

Hoje o consumidor deseja, por exemplo:

  • visitar a loja para ver determinado produto,
  • tratar das dúvidas via redes sociais,
  • efetuar a compra através do e-commerce.

A sintonia precisa existir entre todos os envolvidos no processo, onde o discurso permaneça o mesmo e o incentivo para o fechamento do negócio ocorra nos três ambientes citados.

Uma empresa que se recusa a manter um site dinâmico, oferecendo conteúdos interessantes que atualize e atraia clientes, está fadada a perceber quedas nas vendas.

Não estar presente nas redes sociais é desconsiderar uma grande parcela de clientes que estarão buscando uma alternativa de compras na concorrência e esquecendo de sua marca.

A falta de retorno às mensagens, e-mails e todo tipo de interação (digital ou não) é outro problema sério que inviabiliza uma gestão empresarial de sucesso.

Como resolver esse tipo de problema?

Se a sua empresa não está atenta a essa realidade, é importante reunir as lideranças e iniciar imediatamente ações para se adequar ao modelo que cada vez mais se torna digital, pois existe um problema a ser resolvido.

Não há como fugir a realidade do mundo digital e, para se ter sucesso diante de tantas possibilidades existentes, é necessário contar com especialistas no assunto.

Sua empresa precisa se posicionar com qualidade e avaliar as melhores formas de comunicação com o seu público, considerando:

  • implantação ou melhoria do e-commerce,
  • otimização de sites,
  • construção da marca na web,
  • consultoria branding,
  • definição e criação de uma política de comunicação.

Se você deseja adequar a gestão empresarial do seu empreendimento às tecnologias disponíveis e melhorar a troca de informações do seu negócio, conte com a Uttara, uma organização especializada no assunto e pronta para lhe apresentar excelentes estratégias de comunicação digital!