Definir preços para produtos no seu e-commerce

Todos nós sabemos: a precificação dos produtos é crucial no e-commerce. É por isso que os preços são um tema tão assustador para muitos empreendedores. A forma como você precifica seus produtos pode influenciar seu fluxo de caixa, margens de lucro, volume de vendas e até mesmo sua marca.

Fatores importantes a considerar

Antes de mais nada, dê uma olhada em dois fatores-chave: o mercado e seu negócio.

Faça uma pesquisa de mercado

Dentro do seu mercado, familiarize-se com seus clientes-alvo, sua concorrência, características subjacentes do mercado e as últimas tendências.

Identificar o que é mais importante para seus clientes-alvo – por exemplo, preço, conveniência ou qualidade – ajudará você a definir seus preços e montar uma estratégia de marketing. Se possível realize algumas compras na concorrência para entender melhor todo o processo.

Compreender o que já existe em termos de concorrência pode fornecer uma estimativa aproximada de uma faixa de preços.

Descubra os custos de produto e as despesas fixas e variáveis ​​do seu negócio

Depois de ter uma compreensão firme do mercado, faça uma reflexão sobre o seu negócio.

Comece com seus custos. Anote tudo o que você gasta com seu negócio. Seus custos geralmente se encaixam em duas categorias: custos fixos e custos variáveis.

Despesas fixas: são as mesmas, não importa quantos produtos você venda. Exemplos incluem aluguel, seguro, pagamentos de empréstimos e salários de funcionários.

Despesas variáveis: ​​mudam com a quantidade de produtos que você vende. Eles podem incluir embalagem, envio, impostos, comissão sobre venda, percentual para plataforma como Elo7 por exemplo.

Custo de produto: é o resultado da somatória de todos os gastos relacionados ao produto em si, aqui estão incluídos os insumos,  gastos com a produção/ aquisição, fretes de compra e outro que você apure.

É essencial conhecer esses pontos antes de montar sua estratégia de precificação, pois se você não cobrir ao menos seus custos, seu negócio ficará em condição de  risco.

Agora você vai definir sobre a venda com volume e qualidade/marca

Você prefere preços baixos e alto volume de vendas ou preços altos e baixo volume de vendas? Ambas são formas viáveis ​​de fazer uma loja online de sucesso, mas as estratégias são bem diferentes.

Segundo, como você quer que sua marca seja percebida? O preço deve andar de mãos dadas com a estratégia de marca da sua loja e o posicionamento desejado na mente dos consumidores.

Se você vender a preços baixos, posicionará sua loja como um lugar para comprar produtos baratos e vice-versa. Há um equilíbrio a ser alcançado em volume e marca.

Estratégias básicas de preços para produtos

Agora que você conhece o mercado, os custos de sua empresa e suas metas, está pronto para formar seu plano de preços.

Formação do por markup

Essa estratégia envolve pegar o valor que um produto custa para você, a empresa, e adicionar o valor do lucro desejado, expresso como um valor em dólares ou porcentagem do preço final de venda.

CUSTO DO PRODUTO +DESPESAS

 FIXAS +

DESPESAS VARIÁVEIS + LUCRO =PREÇO DE VENDA

 

Por exemplo, se o seu produto custa R $10,00 e você almeja 15% de margem de lucro

Use a fórmula abaixo:

  • Custo do produto = R$10,00
  • Despesas fixas ( aqui pode ser um valor ou um percentual de contribuição) = 25%
  • Custo variável  frete = 5%
  • Custo variável comissão de venda= 20%
  • Lucro líquido: 15 %

Repare que a soma dos percentuais é de 65% e este é o percentual de  markup e que o custo do produto representa 35% do preço de venda.

A conta fica assim:

  • Preço de venda  = Custo do Produto / (1-  markup)
  • Preço de venda = 10,00 /  (1 – 0,65)
  • Preço de venda = 10,00 /  0,35
  • Preço de venda = R$28,57

ATENÇÃO:  Não caia na tentação de somar 65% ao custo do produto que neste caso teria o preço de venda de R$16,50. Com Isso você vai contabilizar um prejuízo de R$12,07 por produto vendido e no e-commerce isso pode ser fatal ao seu negócio

Tirando a Prova Real

Preço de venda : R$ 28,57 (total dos percentuais + custo do produto)

  • 25% para contribuição das despesas fixas = R$7,14
  • 5% para o FRETE =  R$1,43
  • 20% das comissões = R$5,71
  • 15% Lucro líquido = R$4,29
  • total dos percentuais =  R$18,57
  • Custo do Produto =        R$10,00

Enquanto a margem de lucro bruto é a porcentagem do preço de venda, a margem de lucro é a porcentagem do custo para você.

Um método de marcação popular é simplesmente dobrar o custo do produto – uma marcação de 100% ou 50% de margem de lucro bruto, mas aviso que o risco é grande, lembre-se que o ideal é que você saiba com máxima certeza para onde vai cada centavo do preço de venda do seu produto.

Conclusão

Tanto o benefício quanto o desafio do preço é que ele é diferente para cada segmento de negócio. Não existe apenas um modelo que funcione para todos.

Com dados confiáveis apoiando você e estratégias de preços bem pensadas, você poderá vencer a concorrência e impulsionar seus negócios para lucros ainda maiores.