A identidade verbal é um elemento fundamental para que a comunicação de uma marca com seu público se mantenha consistente.
Assim como a identidade visual, ela está associada à maneira como uma empresa se apresenta aos seus clientes, influenciando diretamente a sua imagem, enquanto também é influenciada por outros fatores relacionados ao posicionamento da organização.
Nesse sentido, compreender sua importância é o primeiro passo para desenvolvê-la e aplicá-la de forma mais estratégica e eficiente.
Para entender melhor o que é identidade verbal e qual a sua influência na comunicação de uma marca, continue a leitura!
O que é identidade verbal de uma marca?
Você já reparou que o modo como uma pessoa fala pode dizer muito sobre ela?
Se você vai a um consultório médico e o profissional à sua frente utiliza uma linguagem muito jovial e informal, você pode começar a desconfiar da seriedade do seu trabalho, por exemplo.
Da mesma maneira, se você vai a uma loja de roupas e o atendente se comunica de uma maneira formal demais, essa interação pode se tornar muito artificial e até um pouco desconfortável.
Esse tipo de situação tem tudo a ver com a identidade verbal, que consiste na postura adotada para se comunicar com seu público.
Isso envolve diversos aspectos da linguagem utilizada, desde a escolha de alguns termos, do tom de voz e até mesmo do nome da marca, entre diversos outros elementos.
Assim como acontece em interações com outras pessoas no dia a dia, para que gere bons resultados, é preciso que a identidade verbal do negócio esteja alinhada à sua postura e ao seu posicionamento.
Qual a importância da identidade verbal?
Como você pode ver nos exemplos acima, a maneira como falamos tem um grande impacto sobre a imagem que passamos às pessoas, principalmente quando se trata de um contato inicial.
Definir uma identidade coerente é parte essencial do posicionamento de uma marca, para que a forma como ela se comunica com o seu público concorde com a presença que deseja construir no mercado.
Assim, tudo começa com o processo de branding, no qual são delimitados pontos fundamentais, como a cultura organizacional a ser aplicada no empreendimento.
Desse modo, a identidade verbal tem um papel central no processo de aproximação em relação ao público, mas também na criação de uma imagem com mais credibilidade perante os clientes.
Inspire-se para criar a sua!
Se você precisa de um pouco de inspiração para decidir como será a identidade verbal da sua empresa, existem diversas marcas que podem ajudar nessa missão.
A Netflix é um ótimo exemplo, com sua comunicação jovial e bem-humorada, que parte de elementos como emojis, gírias e até os “memes” que estão em alta na internet para se aproximar de um público mais jovem e engajado nas interações.
Outro excelente exemplo é a Nubank, que não apenas criou uma representação mais transparente e amigável, como também conseguiu se destacar em relação aos demais bancos e criar uma presença digital muito forte ao utilizar essa estratégia.
E quanto à identidade da sua marca? Será que ela é mais séria, profissional, bem-humorada ou moderna?
Para saber mais sobre esse assunto, entre em contato com a Uttara e saiba como podemos melhorar ainda mais a sua estratégia de marca!