Como montar uma estratégia de vendas para e-commerce?

Montar uma boa estratégia de vendas para e-commerce é indispensável para todos os negócios que desejam aumentar as suas vendas nos canais digitais.

De acordo com o Neil Patel, o guru do marketing digital, no Brasil há mais 930 mil comércios eletrônicos no Brasil. Desses, a maior parte é pequeno, recebendo até 10 mil visitas por mês.

Isso mostra a real importância de buscar maneiras de se destacar no mercado e se tornar a primeira opção do seu público-alvo.

Veja nossas dicas para isso e confira como criar uma estratégia de vendas para e-commerce.

Dicas para criar uma estratégia de vendas para e-commerce

Confira nossas dicas para criar uma boa estratégia de vendas para a loja virtual e, consequentemente, aumentar os seus resultados e faturamento:

Adicione valor aos produtos

Quando falamos sobre adicionar valor não estamos nos referindo ao preço dos produtos, mas, sim, a melhorar ao máximo a experiência do cliente para que ele saia da sua loja satisfeito.

Tenha um processo de compra simples e rápido, aceite diversos métodos de pagamento, forneça fotos e uma boa descrição do produto, mantenha o seu cliente atualizado do status do pedido e seja ágil para resolver qualquer problema.

Tudo isso aumentará as chances dele ficar satisfeito e de realizar outra compra com a sua empresa e indicar para outras pessoas de sua convivência.

Vale ressaltar que, de acordo com pesquisa da Officina Sophia Retail, 86% dos compradores estão disponíveis a pagar mais por uma experiência que consideram melhor.

Identifique novas oportunidades

Muitas vezes, a sua loja pode estar focando em perfis que acabam excluindo alguns usuários que chegam até o seu e-commerce.

Por isso, uma das nossas dicas de estratégia de vendas é: fique atento a quem está visitando a sua página para identificar novas oportunidades.

Se você tem uma loja que vende eletrônicos e percebe que há uma alta procura por eletrodomésticos, por exemplo, considere trabalhar com esse tipo de produto.

O importante é ter dados reais sobre o que o seu público está procurando para investir corretamente e não perder dinheiro.

Ao identificar uma nova oportunidade, não basta apenas inserir os produtos. É preciso readequar toda a comunicação para evidenciar essa mudança.

Invista em conteúdo

O marketing de conteúdo está crescendo muito em todo o mundo e é uma ótima ferramenta para engajar com o seu público-alvo e conquistar novos clientes.

Uma empresa que pode ser utilizada como exemplo é a Shopee no TikTok que cria e compartilha conteúdo sobre os produtos encontrados na sua plataforma, dá dicas para os seus compradores e fala de ofertas, incentivando os seguidores a realizarem uma compra.

Outro exemplo é o Magazine Luiza que conta com uma influenciadora digital própria que é muito ativa nas redes, criando posts de engajamento, promoções e mais. Essa loja também tem o Lu Explica, que cria posts no seu site dando dicas de equipamentos, compartilhando informações relevantes e mais.

Isso não quer dizer que você precisa investir milhões para criar uma estratégia de vendas que nem essas marcas. São apenas inspirações para mostrar que o marketing de conteúdo traz resultados e é uma ótima opção para e-commerces.

Recompense os clientes

Não há ninguém que não goste de receber um cupom ou um desconto exclusivo, não é?! Por meio de recompensas, você faz o seu cliente se sentir especial e ainda incentiva ele a fazer uma compra.
Crie promoções para quem já comprou de você, dê brindes, tenha um programa de fidelidade e seja criativo para incentivar uma nova compra.

Pequenas ações fazem toda a diferença e farão a sua marca ser bem vista pelos seus consumidores.

Se você está precisando de ajuda para criar uma estratégia de vendas para e-commerce, conte conosco. Somos uma agência especializada em estratégia, branding e tecnologia para lojas virtuais. Entre em contato e saiba mais.