De forma óbvia a presença digital é estar presente na web ou na internet. No Brasil já temos mais de 30 anos da web comercial, ou seja, as empresas estão presentes com sites, com perfis nas redes sociais, com cadastro em sites de catálogos de serviços, com marketplaces, e com aplicativos, enfim empresas estão presentes no mundo digital.
Existe uma outra forma de estar presente na web, sem ter presença oficial da empresa e que é muito preocupante em termos de construção de valor da marca: estar presentes num comentário de algum cliente no Twitter, ou em outra qualquer rede social. Por incrível que parece, estamos já em 2020, e tem empresa que acredita não estar presente na web, pois não sabe o poder das caixas de comentários dos sites e a capacidade de viralização de um comentário numa rede social.
Sua empresa está presente na web, de forma oficial e controlada ou informalmente no “boca-a-boca” de seus clientes. Esperamos que os comentários sejam positivos e não negativos. E no caso de comentários positivos, a marca está perdendo uma grande oportunidade de potencializar essa menção positiva em favor da construção de valor marca, ou seja, uma presença digital positiva desperdiçada.
Agora que já sabemos o que é presença digital vamos abordar dois pontos da presença digital: site e engajamento de marca.
Site: forma mais consistente de ter presença digital
A forma mais segura de estar presente é ter um site. Com um site, a empresa tem seu espaço garantido nesse mundão que é a web. Para ter um site publicado na web é preciso ter domínio, que é o endereço do site: www.minhaempresa.com.br. O domínio da UTTARA é www.uttara.com.br, da Americanas é www.americanas.com, da UFMG www.ufmg.br. O domínio é comprado (hoje, setembro de 2022 está por 40 reais/ano) no site registro.br que é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam as terminações .br. Esse endereço www.minhaempresa.com.br é seu e deve ser renovado conforme plano de aquisição (todo ano, a cada 2 anos, ou mais). Inclusive você pode requisitar na justiça caso tenha problemas. O domínio deve estar em seu nome ou da empresa.
Além do domínio é necessário ter uma hospedagem para o site, onde você irá “guardar”o site. Ele será encontrado e apresentado ao visitante sempre que for requisitado na web, através do endereço principal ou dos endereços secundários tais como www.minhaempresa.com.br/blog ou www.minhaempresa.com.br/serviços e diversas outras possibilidades de páginas. A hospedagem, de forma geral, é paga anualmente para empresas especializadas. A hospedagem do site vai depender do volume de acesso,, uma boa hospedagem vai acarretar em um bom serviço que você vai oferecer ao seu cliente. Nada pior que um site que não abre ou demorar abrir. Você já deve ter passado por isso, e deve ter desistido, foi para outra opção. Não deixe que isso aconteça com sua marca na web.
Agora que você sabe que precisa de hospedagem e domínio, é preciso criar o site, contrate uma agência especializada, evite sites gratuitos; curiosos e aventureiros no mercado são opções baratas, porém de pouca qualidade. Defina que tipo de site será: institucional, colaborativo, loja virtual. Não esqueça de definir:
- Qual será o objetivo do site?
- Quais serão os pontos de contato com o cliente?
- Quais serão as páginas de conteúdo fixos?
- Quais serão as páginas com as principais palavras-chaves do negócio?
Respeite a identidade de marca na apresentação visual do site. É importante que você disponibilize para a agência de criação de sites o manual de aplicação da logo que deve conter informações de fontes, cores complementares e as aplicações da logo em formatos diversos, quanto mais completo for o manual melhor sua marca será respeitada.
Outra questão muito importante em relação ao site é o monitoramento. Cadastre (pede para o pessoal da agência fazer isso para você) o Google Analytics que é um sistema do Google (gratuito) que vai apresentar dados sobre o acesso ao site, são diversas informações, mas entre elas você terá: número de usuários, origem do tráfego, tempo de permanência, taxa de rejeição, páginas acessadas etc.
Estar presente não é ser presente
Além do site, você deve construir presença digital através de outras ferramentas digitais. Lembre-se! Deve complementar sua presença digital com outras ferramentas, o site não deve ser único e nem as redes sociais devam ser exclusivas na presença digital da empresa.
Para a comunicação digital nas redes sociais considerem definir um tom de voz e uma identidade visual complementar a identidade da marca. Esta estratégia irá contribuir para fixar a marca na mente do cliente. Além, claro, das já clichês dicas de presença digital: conteúdo regular, com relevância para seu público, imagem de qualidade, personalização e foco no seu público-alvo. E já que estamos falando de redes sociais fica a hashtag: #curtidanãopagaboleto.
Presença digital com engajamento de marca
Estamos num momento de excessos. Excesso de opiniões, de informações, de polarização, todo mundo sabe tudo, ou pensamos que sabemos. E isso está causando um cansaço generalizado e as pessoas já não querem fórmulas do sucesso. Queremos simplicidade e autenticidade.
Para construir presença digital com engajamento de marca há algumas estratégias que você pode definir a partir de seu posicionamento de marca:
- Experiência de marca: promova aos clientes experiências verdadeiras, aproxime-se dos clientes, crie ações genuínas e interessantes.
- Personalidade de marca autêntica: seja autêntico, único, uma personalidade aspiracional ou identitária, as pessoas querem ter uma identificação com a empresa. Tenha empatia com os consumidores. Aliás, não são os outros, somos nós consumidores. Não fale como se fosse uma outra pessoa, somos todos consumidores.
- A sua empresa tem uma cultura de marca? Essa cultura é representada por valores e visão de mundo bem sólidos. Sua empresa abriria mão de um negócio em nome de respeitar esses valores? Nós, da Uttara, não atendemos partidos políticos e políticos. É nosso posicionamento, somos seres políticos, temos nossas posições políticas bastante claras. Em ano eleitoral é uma decisão aparentemente difícil, porém clara e transparente. Não é de nosso interesse, por mais valorizado ($$$) seja essa oportunidade de negócio.
- Propósito de marca: tenha uma causa maior que a empresa, pode ser uma causa social. Mas, nem todo mundo precisa querer mudar o mundo. O propósito pode ser querer mudar algo no seu produto, no seu mercado.
Todas as estratégias acima tem um ponto de interseção: o pertencimento. Nós consumidores queremos nos sentir participantes de uma realidade a qual nos identificamos e nos sentimos inseridos e aceitos. Lembre-se: você não vai engajar seu público-alvo se a própria empresa não se engajar com o próprio posicionamento. O posicionamento da empresa no ambiente digital deve ser verdadeiro, autêntico e não apenas um slogan.
Bom, essa foi a abordagem de hoje, a construção de presença digital para empresas com estratégias de engajamento de marca. Lembre-se, marca é o que vai ditar o ritmo do mercado nos próximos anos. Posicione sua marca para ser competitivo!