Muitos empreendedores acham estranho o conceito de e-commerce B2B, já que ligam as vendas virtuais com pessoas físicas e pequenas quantidades.
Mas a verdade é que o mundo digital oferece diversas oportunidades para todos os segmentos e pode ser um grande diferencial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado.
Entretanto, é necessário entender como funciona esse tipo de venda e as vantagens que ele oferece para os negócios.
Continue lendo para saber mais e entender o crescimento da evolução do e-commerce B2B aqui no Brasil.
Entenda como ocorreu o crescimento do e-commerce B2B
Assim como o nome já sugere, o e-commerce B2B é um tipo de comércio eletrônico que envolve a venda de produtos ou de serviços entre empresas.
Esse processo pode ser feito em três modelos diferentes:
- a venda é feita para varejistas,
- a transação ocorre entre indústrias e distribuidores,
- o cliente são atacadistas, que podem vender para outras empresas ou para o consumidor final.
Independente do tipo de venda, o e-commerce B2B está crescendo em todo o mundo e continuará desse jeito ao longo dos próximos anos.
De acordo com uma pesquisa da Grand View Research, empresa de consultoria de mercado, entre 2022 e 2030 esse tipo de loja crescerá cerca de 19,7% ao ano!
Além disso, em 2021, este mercado atingiu um valor superior a US$ 6 bilhões no mundo.
Outra pesquisa, realizada pela DHL Express, aponta que até 2025 cerca de 80% das vendas B2B irão acontecer no ambiente digital.
Tudo isso mostra o grande potencial que os canais virtuais oferecem para as empresas que atuam nesse modelo de negócio.
Vale a pena investir no e-commerce B2B?
Assim como qualquer canal, o e-commerce B2B oferece vantagens e desvantagens para os negócios.
Entre os principais benefícios, podemos destacar:
- aumento da autoridade no segmento,
- possibilidade de expandir a carteira de clientes,
- mais facilidade para o processo de compra,
- automatização de processos,
- impulsionamento de vendas.
Mas, para que tudo isso seja verdade, é necessário ter ou usar uma plataforma bem estruturada e divulgar os canais digitais da melhor maneira possível, utilizando a comunicação correta para isso.
Além disso, o e-commerce B2B ainda exige que as empresas tenham os processos bem estruturados para evitar divergências de preço entre os canais, assim como exige uma cadeia logística bem organizada, o que evita problemas de estoque e avarias, por exemplo.
Principais tendências e perspectivas para setor nos próximos anos
Veja quais são as principais tendências e perspectivas para o e-commerce B2B.
Digitalização do consumo
Muitas empresas B2B realizam as suas vendas da mesma forma que faziam há 20 ou até mesmo 30 anos atrás, sem acompanhar todas as novidades tecnológicas.
Atualmente, com o avanço do 5G e com a digitalização do consumo, estar nos canais digitais é uma forma de se aproximar do seu cliente e criar novas oportunidades para o negócio.
Para isso, as empresas podem criar um e-commerce para disponibilizar seus produtos de forma virtual, tornando todo o processo de compra mais simples e rápido.
Outra opção é aderir a um marketplace, uma plataforma que permite que diversas empresas anunciem seus produtos. Atualmente, há diversos sites que focam nesse segmento, como:
- Amazon Business: é a divisão B2B desse grupo empresarial, que permite a venda de produtos em grandes volumes para reposição do estoque ou compra de insumos. Marcas como Havaianas já estão nessa plataforma.
- eBay B2B: empresas de todo o mundo podem oferecer seus produtos com preços especiais em alta quantidade, assim como vender diretamente para o consumidor final por um valor diferente.
- Americanas Empresas: o site conta com uma página própria para divulgar negócios que vendem produtos apenas para revenda.
- B2Brazil: marketplace que foca no comércio exterior, possibilitando a exportação dos produtos nacionais para outras empresas.
Esses são apenas alguns exemplos dos muitos existentes que possibilitam que uma empresa esteja nos canais digitais sem investir em um e-commerce próprio. Vale ressaltar que apesar do cadastro ser gratuito na maioria das plataformas, todas contam com taxas no momento da venda.
Atendimento omnichannel
O atendimento omnichannel é uma tendência tanto no segmento B2C quanto B2B. Esse conceito está ligado em oferecer diferentes canais de compra e de contato, garantindo uma boa experiência para o consumidor.
Indústrias que contam com o e-commerce, por exemplo, muitas vezes também disponibilizam seu número do WhatsApp, telefone e e-mail de contato para tirar dúvidas dos seus parceiros, permitindo que eles finalizem a compra do jeito que desejarem.
Outra possibilidade é iniciar o contato com um possível cliente nos canais digitais e convidá-lo para visitar a fábrica e conhecer o processo de trabalho na sede.
Essa prática é essencial em todos os segmentos, mas é ainda mais importante no e-commerce B2B, que exige mais precisão, detalhamento e cuidado na hora de fazer os pedidos.
Uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company prova isso. Esse estudo, feito em diversos países, mostra que o cliente B2B utiliza, em média, 20 canais (tanto digitais quanto tradicionais) para se informar sobre um produto ou comparar preços.
A jornada, basicamente, segue essa ordem:
- pesquisas no Google,
- consultas em catálogos,
- perguntas por chat,
- conversa com representante, podendo ser por e-mail, telefone, WhatsApp ou pessoalmente.
Tudo isso mostra como o atendimento omnichannel é uma grande tendência para o e-commerce B2B.
Outras tendências
Além da digitalização do consumo e o atendimento omnichannel, há outras tendências que merecem destaque, como é o caso das demonstrações virtuais de serviços e produtos.
Isso é feito no Metaverso, graças à realidade aumentada, que permite que as pessoas visualizem e entendam, na prática, como um produto ou serviço funciona.
Outra tecnologia que traz benefícios para o e-commerce B2B é a inteligência artificial, que consegue analisar o comportamento de cada usuário para personalizar a sua experiência, trazendo sugestões relevantes de acordo com o seu perfil.
Assim, aumentam-se as chances de ocorrer uma venda e de fidelizar o cliente.
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