Descubra o que é a ativação de marca e quais estratégias são recomendadas

A ativação de marca é um conceito que está relacionado com estratégias de marketing que focam em melhorar a experiência dos consumidores.

Por meio de uma ligação emocional e da criação de afeto, a sua empresa aumenta as chances de vender e de fidelizar o seu público.

Isso quer dizer que investir nas ações corretas, pode trazer um grande resultado a curto, médio e longo prazo.

Continue lendo para saber mais e tire todas as suas dúvidas sobre ativação de marca.

 

Entenda o que é a ativação de marca

O termo ativação de marca remete ao registro do nome da empresa, mas esse conceito, na verdade, está relacionado com uma estratégia para o negócio.

Basicamente, ele foca em melhorar todas as interações que um consumidor tem com uma marca, tornando elas mais valiosas e afetivas.

Isso faz com que os consumidores se sintam conectados com as empresas, aumentando as chances deles realizarem uma compra ou mais, se fizer sentido.

E os benefícios ainda vão além disso, já que oferecer uma boa experiência ainda está ligado com:

  • melhorar a reputação da marca,
  • conquistar “fãs”,
  • ser reconhecido no mercado,
  • ser recomendado para amigos e familiares dos clientes,
  • aumentar as vendas.

Um exemplo de  ativação de marca que fez isso muito bem foi a Coca-Cola, com a campanha “Bebendo uma Coca-Cola com”. Caso você nem se lembre pelo nome, os consumidores compravam latas ou garrafas com um nome impresso, podendo ser seu ou de amigos e familiares.

Outro exemplo é o que a KitKat faz no Japão. Essa marca virou uma febre no país entre 2012 e 2014, e lançou mais de 300 sabores diferentes, que não são distribuídos em todos os locais. Isso fez com que os itens se tornassem colecionáveis para os consumidores.

 

Quando é necessário realizar a ativação de marca?

Não há exatamente um momento certo para fazer a ativação de marca, isso dependerá diretamente dos objetivos e do posicionamento atual da sua empresa.

De forma geral, recomenda-se o uso dessas estratégias quando se deseja se tornar mais conhecido no mercado e conquistar novos clientes.

Há também algumas marcas que investem em ações desse tipo depois de passarem por uma crise ou antes de realizarem um grande lançamento.

Isso quer dizer que apenas os líderes e a equipe saberá exatamente qual é o momento ideal para investir em ativação da marca.

Mas, cuidado! Caso seu negócio esteja passando por uma crise de imagem, não é uma boa ideia criar campanhas apelativas demais.

 

Conheça as estratégias mais eficazes

A ativação de marca pode envolver diversas estratégias. Para definir quais são as melhores para você, é necessário entender bem o seu público-alvo, assim como os conceitos e valores do seu negócio.

Se a empresa preza pela exclusividade, por exemplo, não faz sentido criar uma campanha com um grande desconto que incentiva a compra em massa.

Apesar de poder haver grandes variações na ativação de marca, normalmente a estratégia envolve:

  • interação com os consumidores pelos canais digitais,
  • disponibilização de conteúdos online,
  • utilização das redes sociais,
  • atendimento de qualidade para o cliente,
  • criação de produtos, serviços ou brindes exclusivos,
  • fortalecimento da relação com o público.

 

Se você deseja investir em ativação de marca, mas não sabe por onde começar, conte conosco. Somos especialistas em estratégias digitais e podemos ajudar você. Entre em contato e saiba mais.