Live commerce: o que é, como funciona e como fazer?

Como quebrar o gelo das compras online? Sabemos que o processo de compra online tem lá sua frieza, visto que todo o processo é feito exclusivamente pelo visitante. Por isso a jornada de compra centrada no meio digital acaba propondo a decisão por vantagens como descontos e promoções, principalmente para produtos amplamente comercializados.

O que é live commerce?

Live commerce é uma modalidade de vendas online que consiste na transmissão ao vivo de vídeos de produtos ou serviços, com a possibilidade de compra instantânea. A transmissão pode ser feita em redes sociais, sua loja virtual, marketplaces ou em plataformas específicas.

A ideia de uma atendimento online com apresentação e interação online vem crescendo no mundo todo. Essa estratégia, que vem ganhando espaço entre os varejistas digitais, nada mais é do que a transmissão ao vivo de vídeos de produtos ou serviços, com a possibilidade de compra online. Em geral é feita por um apresentador que demonstra os produtos apresentando suas características e vantagens.  

O objetivo da live commerce é aproximar o consumidor da marca e do produto, oferecendo uma experiência de compras mais personalizada e interativa. O vendedor pode demonstrar o produto em detalhes, responder às perguntas do público e oferecer descontos e promoções exclusivas.

 

Como funciona o live commerce?

 

A live commerce funciona na forma gravada e por transmissão ao vivo. Em geral começa com o vendedor apresentando a live e falando sobre os produtos que vai anunciar. O público pode interagir com o vendedor enviando perguntas e comentários.

Durante a transmissão, os produtos apresentados ficam em destaque para que o público possa realizar a compra.

Vantagens do live commerce

A live commerce oferece algumas vantagens:

  1. Aumentar as vendas: o live commerce pode aumentar as vendas cooperando com seu e-commerce tradicional.
  2. Melhorar a experiência do cliente: Oferece uma experiência de compras personalizada e interativa, o que pode aumentar a satisfação do cliente.
  3. Conhecer o produto em detalhes: Permite que o consumidor veja o produto em detalhes, o que ajuda na decisão de compra.
  4. Interagir com o vendedor: Permite que o consumidor interaja com o vendedor, o que gera confiança e aumenta as chances de compra.
  5. Oferecer descontos e promoções exclusivas: É uma ótima oportunidade para cativar seus clientes com descontos e promoções exclusivas.

E para concluir

É importante planejar bem a transmissão, com atenção à qualidade do vídeo, ao conteúdo apresentado e à interação com o público. O bom mesmo é planejar com pelo menos duas pessoas, uma apresentando e outra cuidando do vídeo e dos contatos com a audiência. Também é importante escolher a plataforma de transmissão adequada .

A live commerce é uma estratégia para empresas que desejam aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente. Pra você que é varejista e possui produtos com um grande apelo visual a live commerce tem se mostrado uma ótima opção.

Boas vendas e boa sorte!