O que é brand publishing?

Para toda marca que deseja se posicionar com autoridade e credibilidade no meio digital, o brand publishing é um objetivo a ser atingido. Com o crescimento do inbound marketing, a produção de conteúdo ganhou cada vez mais força nas estratégias de diversas empresas, ajudando a criar um posicionamento mais forte e sólido, que afeta diretamente o alcance e o crescimento das marcas.

Contudo, conseguir destaque no ambiente digital e fazer com que o conteúdo produzido se torne relevante depende de fatores como a maturidade do negócio e os objetivos estabelecidos pela empresa, elementos que têm grande importância para essa estratégia.

Para entender melhor o que é brand publishing e por que ele é tão importante para o posicionamento de uma marca, continue a leitura!

 

O que é brand publishing?

Quando falamos nessa estratégia, estamos nos referindo à produção de conteúdo de uma marca em uma plataforma própria, na qual trata de assuntos específicos do mercado no qual está inserida, mas de uma posição de autoridade.

Ou seja, não se trata do mesmo processo aplicado no marketing de conteúdo. Afinal, ações muito diversas, como postagens em redes sociais, criação de anúncios e posts em blogs, podem entrar no conceito guarda-chuva de “produção de conteúdo”.

A diferença, no caso do brand publishing, está no seu direcionamento. Não se trata de promover um produto ou mesmo de falar sobre a própria marca.

O objetivo da estratégia é falar sobre o próprio mercado, de forma que a empresa ganhe credibilidade não apenas diante do consumidor, mas do segmento como um todo, incluindo fornecedores ou até mesmo a sua concorrência.

 

Por que o brand publishing se destaca entre as demais estratégias de marketing?

O destaque do brand publishing está diretamente associado ao destaque alcançado pelas marcas que o aplicam em suas estratégias de marketing.

Trata-se de dar um passo além do marketing de conteúdo, por exemplo, já que não estamos falando apenas de criar conteúdos relevantes para o público-alvo da marca, criando uma presença digital, mas de colocá-la em uma posição de autoridade frente a todo o mercado no qual ela está inserida.

Ao fazer isso, uma empresa atrai também uma visibilidade maior, já que abordar assuntos mais abrangentes de um determinado segmento faz com que diferentes grupos voltem sua atenção para as informações e insights que ela tem a oferecer.

 

Entenda como funciona a pirâmide de maturidade do marketing de conteúdo 

Lembra de quando falamos que essa estratégia está associada ao nível de maturidade de uma marca? A pirâmide de maturidade criada pela Barões, veiculada pelo site da Brand Publishing Brasil, ajuda a entender o que isso quer dizer.

Essa matriz é usada para descrever o percurso pelo qual uma empresa passa até chegar no patamar necessário para aplicar esse tipo de estratégia. Ou seja, com a ajuda da analogia da pirâmide, você pode identificar onde está a sua marca: na base ou no topo. 

Base da pirâmide

Na base da pirâmide, está o genérico marketing de conteúdo, ou seja, qualquer ação que envolva a produção de um conteúdo que será oferecido ao público-alvo da marca: um e-mail, um post nas redes sociais, um anúncio, entre muitas outras possibilidades.

Essa é a base da pirâmide porque é o básico que toda marca deve praticar, mas também porque, em muitos casos, é algo feito com pouco planejamento a longo prazo. Assim, a criação de campanhas e mais campanhas não rende bons resultados se não for estruturada com qualidade e estratégia.

 

Topo da pirâmide

Já o topo da pirâmide é, justamente, o brand publishing. Trata-se de um nível de maior maturidade porque demanda que a marca já tenha estruturado suas ações e, a partir delas, esteja em uma posição de autoridade e credibilidade no seu mercado.

Quer continuar conhecendo as estratégias que vão levar sua marca até o topo? Continue aqui no blog da Uttara e entenda o que é Business Process Management e quais são os benefícios para e-commerce!