Antes de pensar em marketing de conteúdo para recuperar a imagem da marca, é necessário olhar para si mesmo e rever todo o processo.
Quando uma empresa precisa reviver uma marca por motivos de crise (seja qual tipo de crise for) é interessante que se volte para o propósito da empresa para avaliar se ainda está de acordo com sua essência e com as necessidades da sociedade e só depois disso pensa em marketing de conteúdo como estratégia.
Propósito da Marca
Para identificar o propósito da empresa é preciso um trabalho de imersão e diagnóstico do cenário. Comece uma investigação do mercado, das empresas referências e o que é comum a todas empresas no seu segmento. É bom conversar com clientes de forma transparente, pergunte a eles o que não está bom e o que precisa melhorar. E agora olhe para sua própria empresa, reveja objetivos, a jornada do cliente no processo de aquisição de produtos/serviços, converse com funcionários e colaboradores externos. Quais são os desejos dos proprietários da empresas e como que a empresa pode contribuir para melhorar o segmento. Com todos esses dados, informações, faça uma avaliação sincera para descobrir, desvendar o propósito da marca.
Refeito o processo de propósito da marca, crie um plano de melhoria continua, envolva todos os profissionais da empresa e também prepare um mapeamento para saber agir e minimizar uma possível crise futura.
Plano de Marketing de Conteúdo
Agora sim, vamos para um plano de conteúdo. A minha sugestão é que comece com conteúdo que valorize as alterações realizadas de forma interna. Seja humilde, demonstra que aprendeu. Faça conteúdo em diversos formatos, como blog, material rico e audiovisual, defina a periodicidade de cada um. Lembre-se é um plano, mas não deve ser estático, se for necessário altere seu plano, este é para evoluir e ser um guia e não um obstáculo.
Na primeira fase dessa produção de conteúdo foque no objetivo de recuperar a confiança perdida com temas relevantes, lidando com os assuntos de forma responsável e transparente. Outra forma de recuperar a credibilidade é com conteúdo educativos para seu público-alvo, isso pode ajudar a melhorar a compreensão do público sobre sua marca e sua posição no mercado.
Marketing de Conteúdo: distribuição ao monitoramento
Agora é a parte mais sensível: pôr o plano em ação. A distribuição e promoção de seu conteúdo para recuperar a imagem da marca deve ser cuidadosamente planejada para atingir os objetivos da sua estratégia de recuperação. É importante ressaltar que essa estratégia deve ser contínua e mantida por um bom tempo. Isso ajudará a restaurar a confiança do público e a construir uma imagem positiva da empresa a longo prazo.
Para medir os resultados da sua produção de conteúdo utilize ferramentas como: Google Analytics 4, Google Search Console, os dados fornecidos pelas redes sociais e outras plataformas. Defina objetivos claros e acessíveis, não vai pensar que vai ter X milhões de acesso após uma crise. Faça análises de dados cruzados, vá além do básico como visualizações de página, impressões, compartilhamento. E utilize esses dados para melhorar seu conteúdo e para criar novos conteúdos para seu público.
O marketing de conteúdo de longo prazo é uma estratégia eficaz e oferece benefícios para uma marca. Entre elas quero ressaltar a criação de autoridade no mercado, a construção de relacionamentos com o público, educar o público em geral sobre o seu mercado. É importante ter consciência que o marketing de conteúdo de longo prazo requer investimento de tempo, recursos e consistência. E pode ter certeza que vale cada centavo investido e cada segundo de dedicação.