SEO Summit 23

Hoje vou comentar alguns pontos do SEO Summit 23 organizado pela Agência Conversion que assisti em setembro/23. 

A base da otimização de site (SEO) é técnica e precisa muito ser considerada e levada a sério, por isso o Marcelo Saldanha da Uttara está sempre atento às atualizações de tecnologia e do Google. E sempre alerta que SEO bom é SEO fortalecido com conteúdo e marca. 

 

Primeiro ponto: Segundo pesquisa apresentada pelo organizador do SEO Summit Diego Ivo no digital:

  • 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa via artigo que anúncio, 
  • 77% dos brasileiros confiam mais em busca orgânica que paga e 
  • 92% dos consumidores preferem recomendação boca a boca de amigos e familiares e de seus referenciais no digital. 

O resultado dessa pesquisa nos diz que antes de consumir precisamos conhecer e reconhecer uma marca.  É preciso que a marca seja apresentada ao consumidor antes de sua necessidade para que possa ser referenciada e lembrada no momento de decisão.

 

Segundo ponto: Na palestra do Rafael Rez ele defende que o marketing orgânico acelera os resultados de mídia paga com conversões. E neste ponto concordo plenamente com o Rafael Rez, como gestora de tráfego pago com mais de 10 anos de experiência na gestão de contas no Google Ads posso garantir que ao ter uma plataforma de conversão com conceitos de SEO, bom conteúdo, hospedagem adequada e produção de conteúdo orgânico regular, melhor será a performance das campanhas de mídia paga e confirmamos essas dados na participação no leilão, nas métricas competitivas e na qualidade das campanhas com acesso ao site com outras páginas de conteúdo complementar. 

 

Terceiro ponto: Jornada do consumidor. Um potencial cliente utiliza diversos pontos de contato com a empresa até se decidir por fazer a conversão. Veja esse relatório de caminho de conversão do Google Analytics 4 (GA4) de um dos meus clientes num período de 30 dias. Há diversos pontos iniciais de contato como paid search (mídia paga do google ads), search organic (busca orgânica no google), organic social (redes sociais). Em alguns casos o usuário precisa de diversos dias para converter, em outros precisa passar por outros pontos de contato para fazer a conversão, ou seja, entrar em contato com o cliente. 

caminho da conversão- artigo sobre o SEO Summit 23

Com essa quadro do relatório caminho da conversão do GA4 também podemos perceber que a jornada do consumidor está mudando, hoje já se defende uma jornada de consumidor mais circular e não o clássico do funil, mas abordamos essa questão em outra newsletter. 

 

Quarto ponto: A questão não é como alcançar resultado com SEO e sim como o SEO pode contribuir para sua empresa conquistar resultados. 

Você não precisa ser o primeiro no resultado do buscador para gerar resultados é preciso ter um balanceamento entre as estratégias: seo, mídia paga, relacionamento, produção de conteúdo, ponto de venda e atendimento etc. 

 

Quinta ponto: As marcas precisam informar a seu potencial cliente e não convencer. É preciso que produzir conteúdo vá além do blog (é um ótimo ponto de partida) para que possa ajudar o cliente em sua jornada de compra e que esteja acessível no momento da decisão de compra. Uma marca que quer influenciar e ser relevante para o mercado precisa se elevar para mídia proprietária através do Brand Publishing.

 

Foram esses os 5 pontos que selecionei do SEO Summi 23, claro que teve vários outros temas abordados; vale a pena acompanhar as próximas edições. 

Nós da UTTARA estamos aqui para te orientar se precisar conversar sobre: Estratégia de Marca, Otimização de Site, Tráfego Pago e Monitoramento. 

 

 

Referências utilizadas pelos palestrantes no SEO Summit 23