Uma identidade visual marcante é um elemento chave na construção de uma marca que cause impacto sobre o seu público.
Afinal, é através dos elementos visuais que as pessoas formam suas primeiras impressões a respeito de um negócio e também é deles que costumamos lembrar imediatamente ao pensar em uma marca.
Por isso, é fundamental entender o papel desse tipo de comunicação no branding do empreendimento e, assim, gerar mais impacto sobre o público a quem você dirige.
Para saber o que é identidade visual e qual a importância dela para o seu negócio, continue a leitura!
O que é identidade visual?
Há quem ainda confunda a identidade visual de uma empresa com o seu logotipo. Esse é um erro comum, mas que pode trazer prejuízos, caso a marca não dê a atenção necessária a esse aspecto da sua atuação.
Na verdade, essa identidade está ligada a muitos elementos, que são anteriores à criação de um logotipo, incluindo cores, fontes, símbolos, formas, texturas e qualquer outro fator que possa estar envolvido na comunicação visual.
Além disso, por se tratar da identidade da empresa, é importante lembrar que esses elementos devem estar alinhados aos seus valores e ao seu posicionamento no mercado, o que significa que é preciso pensar sobre o que as cores escolhidas transmitem, como as fontes selecionadas auxiliam na comunicação com o público, etc.
Qual a importância desse conceito para uma empresa?
Para entender a importância da identidade visual para uma empresa, não precisamos ir muito longe, basta pensar na nossa própria experiência como consumidores.
As cores, fontes e demais elementos usados na construção de diversas marcas deixam uma lembrança duradoura na mente do público, o que podemos ver na prática ao associar as cores do McDonalds à empresa, ou a clássica fonte da Coca-Cola à marca.
Ou seja, uma identidade bem planejada é capaz de deixar uma impressão muito mais profunda e imediata no seu público e, assim, ajuda a construir uma presença digital muito mais impactante.
Como criar uma identidade visual?
Mas, afinal, como elaborar uma identidade visual capaz de gerar esses efeitos?
Tudo começa pela cultura da empresa. Por exemplo, se o seu negócio se posiciona de forma mais séria e profissional, as cores escolhidas devem refletir isso, apostando em tons mais neutros e combinações mais tradicionais.
Por outro lado, se a marca se coloca no mercado com uma presença jovial e mais divertida, é possível ousar com tons vibrantes e combinações mais audaciosas, que reflitam a inovação da empresa.
O mesmo se aplica à escolha de uma tipografia adequada, que deve estar alinhada à identidade verbal do negócio, e de outros elementos que irão compor a comunicação visual da marca.
Tudo isso precisa ser feito com precisão e com base em conhecimentos da área de design, da psicologia das cores e da comunicação, em geral, além de um bom domínio sobre marketing, é claro.
Por esse motivo, o caminho mais recomendado é contar com profissionais preparados para cumprir essa tarefa e unir os elementos mais apropriados à cultura da empresa, gerando uma identidade visual capaz de transmitir sua essência ao público.
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