Como nós profissionais de marketing podemos vencer as constantes atualizações no cenário de marketing digital, pensando a partir do comportamento da nossa comunicação? Afinal o Whatsapp vai substituir o e-mail? Quais são as novas tendências?
No meu entendimento o marketing digital caminha cada vez mais para uma abordagem menos agressiva e mais confiável. Digo no sentido mais próximo de uma comunicação-serviço, onde parte relevante da comunicação será uma informação útil e de real valor. Nesse sentido mantenho minhas fichas no e-mail. Explico. Considero o e-mail uma forma de comunicação mais formal e porque não dizer íntima. Já a instantaneidade dos aplicativos como whatsapp e Telegram perdem para a pessoalidade e segurança que o e-mail possui. É certo dizer que o e-mail marketing não é mais visto como o canal de marketing digital número 1, mas ainda é uma importante fonte de dados para análise. estatísticas geradas a partir de campanhas de e-mail marketing ajudam a nortear outras campanhas multicanais. Então, daqui pra frente, precisamos planejar ações integradas a outros canais.
Entendendo a verticalização da comunicação com o cliente, comunicação orientada a informação e campanhas integradas, fica fácil de perceber o porquê do cliente se envolver cada vez mais com a Marca do que com produto em si. Sua comunicação deve ser relevante, responsável e útil para ter engajamento.
E-mail marketing – Automação a todo vapor
A automação de e-mail marketing como parte de estratégia de marketing planejada e integrada não tem volta. No segmento de lojas virtuais, as plataformas de e-commerce já estão usando a automação em todas as etapas do ciclo de atendimento ao cliente. A segmentação automatizada de e-mails inteligente, com personalização e acessibilidade melhora o desempenho levando a uma visão de cliente único, o que faz que ele se sinta especial.
Personalização é importante
Uma coisa é certa: as pessoas querem sentir que suas necessidades específicas estão sendo atendidas. Considere sua própria caixa de entrada de e-mail por um momento. Se você receber um e-mail que pareça excessivamente promocional ou não relacionado a você, é mais provável que você o exclua ou marque como spam do que lê-lo. Se você estiver criando uma campanha de marketing por e-mail, verifique se sua mensagem passa nesse teste simples.
Incluir o nome e dizer “olá tudo bem?” não é suficiente, é preciso ser verdadeiro na comunicação, por isso procure ter certeza de que o que vai dizer naquele momento é importante, sim é difícil mas muito ao mesmo tempo poderoso. Já se fala em “hiper-personalização” como o futuro do e-mail marketing. Segmentar a lista, ter o nome, relacionar assunto ao interesse é o mínimo a ser fazer.
A segmentação é contínua, por exemplo se você percebe que um assinante se interessa mais com um tema do que com outro você pode por exemplo no próximo envio perguntar por quais temas mais se interessa. Isso acontece por conta da vida dinâmica que todos nós vivemos hoje em dia. O que é interessante hoje pode deixar de ser em um mês, ou nos próximos quinze dias. Talvez isso crie atritos e pode diminuir as inscrições, mas os assinantes que receberem ficarão mais envolvidos.
Longa vida ao e-mail marketing inteligente.
Abraços e até a próxima
Se puder fique em casa, cuide-se.