Parece óbvio, SEO local ser importante, mas nem sempre é. O que já sabemos é que um movimento de regionalização das compras vem acontecendo potencializados pelo efeitos da pandemia. Hoje, sabemos que é fundamental prestigiarmos as empresas locais principalmente os pequenos e médios comerciantes do seu bairro. Então, nada mais justo do que facilitar a vida dos seus clientes tendo presença digital local. E para começar, temos que dar atenção o Google Meu Negócio. Vou ilustrar: semana passada fui obrigado a ir até a peixaria do meu bairro só porque não encontrei no Google o telefone ou site deles. Chegando fiz uma “reclamação” e ganhei de brinde, um imã de geladeira.
O que é SEO local?
É sobre como otimizar seu site para ter uma classificação melhor para o público da sua região ou bairro. Para isso acontecer, basicamente você precisa priorizar em seu site a localização que você se dispõe e atender. Palavras-chave, texto alternativo, tags, arquitetura e design do site são apenas alguns dos elementos de SEO que podem ser trabalhados para melhorar os resultados de pesquisa. Faça um SEO local bem feito, para sua loja e perceberá uma melhora na posição das suas páginas no resultado do Google. Melhor exposição maior chance de venda, certo?
Os principais benefícios do SEO local:
- Tráfego orgânico – geralmente o tráfego orgânico é melhor do que o tráfego pago, isso porque ainda hoje o resultado orgânico tem mais crédito que o resultados de anúncios pagos.
- Custo-benefício – o SEO local será econômico para os seus negócios, pois, uma vez que seu conteúdo é publicado, ele permanece publicado e ainda pode ganhar autoridade ao longo do tempo, à medida que mais visitantes e possíveis clientes descobrem sua página e interagem com ela.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio (GMN) é crucial para o SEO local. Configurando Google Meu Negócio você passa aparecer nas respostas locais com página e mapa. A configuração do GMN é um processo muito simples, basta visitar a página inicial do GMN e seguir as instruções. O grande lance é o espaço privilegiado nas listagens do Google Meu Negócio. É recomendável que você insira todas as informações corretas sobre sua empresa, para que ela fique 100%.
Foto do perfil – certifique-se de escolher uma foto do perfil adequada. Por exemplo, você pode simplesmente usar o logotipo da sua empresa ou, se você tem uma loja física publique uma foto bem bonita da entrada da loja.
Categorização – uma boa categorização é essencial, pois deixa seus negócios claros desde o início. É aqui que você seleciona ‘agência de marketing’ ou ‘desenvolvedor de site”, dependendo da categoria em que se especializa ou, se você se enquadra nas duas, simplesmente coloque as duas.
A importância da pesquisa local – O Google Meu Negócio é a melhor resposta para a pesquisa local, que inclui itens de pesquisas feitas perto da sua empresa ou pesquisas fora da área com o local informado. Por isso considero imprescindível estar configurado no GMN. De acordo com estatísticas do Google, 46% de todas as pesquisas no Google são locais. Portanto, se você deseja aumentar suas chances nos resultados de pesquisa local, a resposta do GMN é o melhor caminho a seguir.
Fica mais fácil encontrar você. O Google Meu Negócio facilita muito a vida de seu cliente na hora de encontrar as informações sobre sua empresa, como dias, horário de funcionamento, endereço e mapa que ajuda na localização.
Embora existam vários fatores envolvidos na determinação da indexação para as pesquisas as análises de clientes, são um sinal muito forte para o Google que comunica autoridade e confiabilidade. Essas análises agem como outra forma de marketing ‘boca a boca’ e as referências positivas contribuem bastante para promover seus negócios, resultando em aumento de conversões de clientes e criando mais oportunidades.
Não tenha medo dos depoimentos, caso não sejam tão positivos quanto esperava. Responda cada uma deles com absoluta clareza e verdade e tudo ficará bem.
Crie e configure o Google Meu Negócio da sua empresa e trabalhe o SEO local.
Fique bem, e se possível fique em casa.
Abraços e até a próxima.