Como criar conteúdo para o site? A plataforma de branding pode ajudar

Criar conteúdo de site deveria ser uma das últimas etapas de desenvolvimento de um negócio. Antes de pensar em ter site, redes sociais, nome, logo ou qualquer outro tipo de apresentação comercial, você precisa ter um plano de negócio e uma estratégia para sua marca. 

Com o plano de negócios você vai elaborar um documento visão sobre seu empreendimento e de como pretende executar e escalar. Com esta etapa definida você vai elaborar uma estratégia de marca em que definirá o conceito da marca, de como vai se posicionar no mercado, como se diferenciar dos concorrentes, com que comunicação vai se apresentar ao mercado, por qual experiência seu cliente passa até fechar o negócio. Enfim, você precisa saber qual o propósito do seu negócio e refletir esse objetivo através da comunicação visual e verbal dos pontos de contato e o site é um dos mais importantes. 

Parece complicado, mas não é; na verdade é mais fácil, com esse processo realizado as etapas seguintes são consequências e muito mais tranquilo de desenrolar sua presença digital. 

Público-alvo

Uma das etapas do processo de estratégia de marca é justamente conhecer o mercado em questão, como as empresas se comunicam com o público interessado, qual a jornada desse cliente até se conectar com uma marca. Com todas estas informações você vai poder diagnosticar quem será o público-alvo e a persona do seu negócio. Ah! É importante não confundir público-alvo com persona.  

Agora defina uma comunicação direcionada para cada etapa da jornada, desde a primeira percepção da marca até a conversão. O conteúdo do site vai seguir essa linha definida com expressões verbais, tom de voz, elementos visuais e formatos de conversão.

Elementos Visuais

Lembra que falei  que para criar conteúdo de site antes você precisa ter uma estratégia para sua marca? Então, com o projeto de estratégia de marca além do conceito da marca também é elaborada a identidade visual que vai muito além da logo. É claro que a logo é essencial e guia para toda a criação posterior. Uma identidade visual pode ser simples apenas com o logotipo, as cores principais, complementares e aplicação positiva e negativa. O que já contribui na definição do layout do site.

Um projeto mais complexo pode incluir outros elementos que vão complementar a comunicação e contribuir para fixar na mente do público a sua marca e manter a propriedade e consistência de sua estratégia. 

Cor: A cor é o principal elemento de fixação de uma marca. O vermelho da sua marca é o vermelho da Coca-Cola ou da Ferrari?

Forma: elementos gráficos que podem ser em diversos formatos, como listras, curvas, símbolos que geram diferenciação e contribuem com a consistência da marca.

Tipografia: são os tipos de fontes utilizadas para transmitir a mensagem tanto no logotipo quanto na comunicação verbal. 

Fotografia: tipo e estilos de imagens que vão transmitir a personalidade da marca, formato que engaja e gera identificação. 

Ilustração: outra forma de usar como elemento visual para fortalecer ainda mais a diferenciação em relação aos concorrentes.  

Iconografia: outra forma de elemento visual que representa ainda mais a propriedade da marca quando são criados ícones personalizados e devem transmitir a mensagem com clareza. 

Todos esses elementos podem e devem ser utilizados como conteúdo de site, mas garanta que sejam otimizados para melhor ranqueamento em buscadores e que tenham textos alternativos e caso necessário legendas. 

Criar conteúdo do site com SEO

Com o projeto de estratégia de marca já elaborado você começará o desenvolvimento do site com a apresentação institucional, tanto verbal quanto visual definidas e com o objetivo da empresa na internet definida. A criação do conteúdo será simplificada pois já foi discutida e facilitada e já terá definido os conceitos estratégicos como: missão, visão, valores, posicionamento, propósito etc. 

Otimizar para SEO não é somente usar palavras-chave e ter meta descrição. É preciso saber qual estratégia será usada para levar seu potencial cliente até a conversão; com a estratégia previamente definida você já sabe qual jornada do público-alvo nas diversas etapas do conhecimento e por consequência saberá qual a arquitetura de informação mais adequada para seu negócio, além disso há outros questionamentos: 

  • O público precisa de informações detalhadas e tempo para definir ou vai realizar uma compra imediata?
  • É um texto formal ou pode usar um tom de voz mais informal? 
  • O público precisa de informação visual, audiovisual para ser convencido? 

Se você não se preocupar com estas questões, pelo menos lembre-se de criar conteúdo de site que seja único com as recomendações básicas de SEO:  url amigável, imagens otimizadas, title, meta descrição, Heading tags  ( h1, h2, h3…) respeitando a semântica do conteúdo e outros itens. 

Pontos de conversão

Em cada página deve ter um ponto de contato de conversão mesmo que você tenha uma página para orçamento ou contato. A ideia é evitar que o cliente saia da página, se perca ou se direcione para outro conteúdo. Sempre dê prioridade para que ele entenda todo o conteúdo e finaliza ali mesmo, seja com um formulário ou com links para WhatsApp ou para fazer ligação. 

E coloque botões de conversões em pelo menos 2 pontos da página, logo no início, um mais para o meio, logo um conteúdo estratégico sobre o serviço e outro mais para o final com um argumento decisor. 

Paciência e Revisão

Além do projeto de estratégia de marca para você ter sucesso com um site, também é preciso pensar na hospedagem. Serviço que poucos valorizam mas que deveria se dar atenção e investimento, é o que dá velocidade ao site e permite que ele responda a um comando com rapidez. 

 

Um site, mesmo que digam que não, ainda leva alguns meses para ter um desempenho bom ou estável no buscador do google. Por isso, você deve ter paciência por pelo menos 3 meses sem grandes alterações no site. 

 

Revise se está com as recomendações básicas de SEO como texto alternativo em todas as imagens, heading tags que respeite a semântica do texto, se a palavra-chave e os seus sinônimos estão coerentes com o objetivo de conversão.

 

O que é uma Plataforma de Branding?

É o resultado de um trabalho de imersão, pesquisa e elaboração para o desenvolvimento de estratégia para a marca que é apresentada ao cliente com orientações, guias e um kit de aplicação que orientará a tomada de decisões para que sua empresa mantenha-se no mercado por anos de forma atraente e relevante.  

Nessa plataforma constará propósito, posicionamento de marca, público-alvo e persona, diferenciais estratégicos, universo verbal e visual, planejamento de comunicação, estratégia de marketing digital.