Personalizar o conteúdo para usuários iniciantes

Personalizar o conteúdo para usuários iniciantes é uma estratégia eficaz para atrair e engajar novos clientes. Ao entender as necessidades e interesses desses usuários, as empresas podem incluir de forma sutil a marca da empresa na mente desse usuário, o que ajuda a construir confiança e credibilidade e pode levar à conversão.

Usuários iniciantes estão em um estágio de aprendizado e, portanto, podem ser mais cautelosos e hesitantes em se envolver com novas plataformas digitais. Eles geralmente acessam as plataformas mais populares do momento. Para atrair a atenção desses usuários, é importante criar conteúdo que seja leve e fácil de entender, e que use o humor para gerar interesse.

Dados para personalizar o conteúdo

Para personalizar o conteúdo para usuários iniciantes, as empresas precisam primeiro entender as necessidades desses usuários. Conteúdo de fácil assimilação e que não dificulte o acesso é fundamental para atrair e engajar esse público. Por exemplo, é importante evitar pedir cadastro para ver o conteúdo.

Personalizar o conteúdo é essencial ter uma visão completa dos usuários. Para isso, é preciso integrar diferentes ferramentas de marketing digital que coletem e analisem dados. Algumas opções são:

  • CMS (Content Management System) integrado a uma ferramenta de análise de dados, como o Google Analytics 4. Isso permite acompanhar o comportamento dos usuários no site ou blog.
  • CRM (Customer Relationship Management), que armazena informações sobre os clientes, como histórico de compras e interações com a empresa.
  • Ferramentas de marketing de automação, que permitem enviar e-mails personalizados e segmentados.
  • Ferramentas de automação de e-mail marketing, que automatizam o envio de e-mails marketing.
  • Ferramentas de pesquisa de palavras-chave e SEO, que ajudam a identificar os termos e frases que os usuários estão usando para pesquisar produtos ou serviços semelhantes.

 

Jornada do Consumidor

A jornada do consumidor não é mais linear, como era tradicionalmente representada por um funil. Hoje, os consumidores podem passar por diferentes etapas da jornada em diferentes momentos, dependendo de suas necessidades e interesses. É importante entender o comportamento de navegação desses consumidores, pois as pessoas são mais complexas do que seus dados demográficos. Por exemplo, um consumidor que está pesquisando um carro pode estar na etapa de descoberta, mas um consumidor que está pesquisando uma pizza pode estar na etapa de decisão, e o tempo de pesquisa de quem procura pizza em geral é de até 30 minutos, e o tempo de pesquisa de quem procura um carro para comprar pode levar de 6 a 12 meses.

Para atender às necessidades dos consumidores em cada etapa da jornada, as empresas devem personalizar o conteúdo que deve ser simples e fácil de entender no início da jornada, quando os consumidores estão apenas começando a aprender sobre o produto ou serviço. À medida que os consumidores avançam na jornada, o conteúdo pode se tornar mais complexo e educativo. O conteúdo de qualificação pode ajudar os consumidores a comparar diferentes opções, e o conteúdo de confiança pode ajudar os consumidores a tomar uma decisão de compra.

É preciso lembrar que a jornada do conteúdo não é linear, e por isso, as marcas devem estar preparadas para essa produção de conteúdo que visa se manter na mente do consumidor para que no momento de pesquisa, o possível cliente lembre da marca.

A estratégia de marca deve estar alinhada com a jornada do consumidor. A marca deve ser apresentada aos consumidores no início da jornada, para que eles a tenham em mente quando estiverem prontos para comprar. A estratégia de marca deve continuar a alimentar os consumidores com conteúdo relevante, mesmo depois que eles tenham feito uma compra.

 

Personalizar o conteúdo e respeito à privacidade

Para equilibrar personalização e privacidade para usuários iniciantes, é essencial respeitar as regulamentações de privacidade de dados, como a LGPD.

Personalizar o conteúdo baseado em dados só é relevante se for desenvolvido com respeito aos usuários. As ferramentas digitais atualmente têm políticas de cibersegurança e privacidade que prevêem sanções para o uso indevido das ferramentas, como o uso de listas de e-mail compradas sem autorização dos usuários.

O pior que pode acontecer a uma empresa com estratégia de marketing digital é ser marcada como uma empresa que não respeita as regulamentações de privacidade de dados.

 

Planejamento de marca e monitoramento

Por fim, para você personalizar o conteúdo antes você precisa ter um planejamento de marca e de monitoramento:

  • Estude o público-alvo: Quais são as dificuldades, necessidades e interesses dos usuários em cada etapa da jornada?
  • Divida o público-alvo em grupos com hábitos e necessidades semelhantes: Use dados para segmentar usuários. Divida os usuários em grupos com base em seus interesses e necessidades. Isso permitirá que você crie conteúdo relevante para cada grupo.
  • Colete dados: Use ferramentas como análise de dados, CRM e marketing de automação. Estude os hábitos de navegação, de consumos. Se for possível faça uma pesquisa de mercado.
    Personalizar o conteúdo: Crie conteúdo que seja relevante para a etapa em que o usuário se encontra na jornada.
  • Privacidade dos usuários. Ao coletar e usar dados sobre os usuários, é importante respeitar sua privacidade.
  • Personalizar o conteúdo para usuários iniciantes é uma estratégia eficaz para atrair e engajar novos clientes, mas lembre-se, a estratégia para esse cliente deve evoluir, motivar o aprendizado do cliente para que haja a conexão emocional com a marca.

Personalizar o conteúdo é construir confiança e credibilidade e levar à conversão.

Estratégia de Marca e de Conteúdo geram vendas.