Olá querido(a) leitor(a)! Neste tutorial, vou te ensinar 6 passos para criar uma campanha de venda no Meta Ads, plataforma na qual você irá fazer seus anúncios nos canais vinculados ao Facebook e ao Instagram.
Se você tem uma loja virtual e deseja impulsionar suas vendas, estes canais de tráfego pago, podem ser grandes aliados para alavancar as vendas e conquistar seus objetivos.
Pré-requisitos Obrigatórios e Pré-requisitos Opcionais
Antes de te passar os 6 PASSOS PARA a criação da campanha de vendas no Facebook Ads, gostaria de pontuar que existem algumas ações as quais você deve executar anteriormente a criação de uma campanha, que chamarei de pré-requisitos.
Esse passo anterior é muito importante, pois sem alguns desses pré-requisitos você não irá conseguir criar uma campanha, sendo dessa forma obrigatórios.
E por outro lado, os pré-requisitos opcionais não te impedem de conseguir criar uma campanha, porém te impedem de ter sucesso em uma campanha e mesmo que tenha, sem eles você com certeza não irá alcançar todo potencial de resultado, diminuindo assim o retorno sobre o orçamento investido.
Dessa forma, são extremamente recomendados antes de começar a anunciar nas redes sociais.
Pré-requisitos obrigatórios:
- Ter uma página comercial no Facebook. Crie uma se ainda não tiver: https://www.facebook.com/business/tools/facebook-pages/get-started)
- Ter uma conta comercial no Instagram (se for anunciar nessa rede social). Crie uma se ainda não tiver: https://help.instagram.com/182492381886913/?helpref=hc_fnav&locale=pt_BR
- Ter uma conta de anúncios no Facebook Ads e utilizar o Gerenciador de Anúncios da mesma.
Os pré-requisitos opcionais por sua vez, não impedem que você crie sua campanha de vendas, porém são EXTREMAMENTE RECOMENDADOS pois irão garantir que suas campanhas tenham uma performance melhor e você consiga otimizar o retorno com o mesmo orçamento.
Pré-requisitos opcionais:
- Ter uma conta de negócios empresariais no Facebook ADS e controlar a mesma pelo gerenciador de negócios.
- Ter configurado corretamente em seu site o PIXEL ou API DE CONVERSÕES.
- Ter um catálogo de produtos no Meta Ads se torna obrigatório quando se deseja fazer uma campanha de remarketing.
Sem mais enrolação, vou mostrar para você os 6 passos de sucesso para criar uma campanha no Facebook Ads.
Passo 1. Escolha o objetivo da campanha de venda no gerenciador de anúncios do Facebook Ads.
No caso uma campanha de “Vendas”:
Acesse o seu gerenciador de anúncios, ferramenta na qual você configura e controla campanhas de anúncios. e clique em “Criar”. Selecione o objetivo “Vendas”.
O Gerenciador de Anúncios é uma das várias ferramentas que pertence ao Gerenciador de Negócios, este por sua vez é onde se controla todos os ativos e configurações de um negócio dentro do Meta Business.
Escolha qual a otimização dentro de uma campanha de vendas com gostaria de usar:
Vendas no site: Direciona o tráfego para o seu site, incentivando compras online.
Conversões no site: Foca em ações específicas dentro do seu site, como adicionar um produto ao carrinho ou realizar uma compra.
Vendas no catálogo: Exibe produtos do seu catálogo diretamente nos anúncios, facilitando a compra para o usuário. Vale a pena frisar, que nessa otimização da campanha de venda, o pré-requisito de ter um catálogo se torna obrigatório.
Passo 2. Defina as configurações do conjunto de anúncio da campanha de venda no meta ads:
2.1. Segmentação:
- Dados demográficos: Idade, sexo, localização, idioma, etc.
- Interesses: O que as pessoas curtem e com o que se envolvem online.
- Comportamentos: Hábitos de compra online e offline.
- Listas personalizadas: Pessoas que já interagiram com sua marca ou site.
- Públicos semelhantes: Pessoas com características similares aos seus clientes atuais.
2.2. Escolha o Local de Colocação dos Anúncios:
- Regiões demográficas: País, estado, cidade, rua, CEP e etc.
2.3. Selecione os posicionamentos que seus anúncios serão exibidos
- Facebook: Feed de notícias, stories, reels, etc.
- Instagram: Feed, stories, reels, etc.
- Messenger: Posicionamentos no messenger.
- Audience Network: Sites e aplicativos parceiros do Meta.
2.4. Defina o tipo de Orçamento, o valor do orçamento e a programação do conjunto de anúncios:
- Tipo de orçamento: o orçamento pode ser diário (o valor será investido por um dia) ou vitalício (o valor será investido por um período) .
- Valor do orçamento: é o valor a ser investido por dia, se o tipo de orçamento for o diário. Ou, o valor que será investido em um período, se o tipo de orçamento for o vitalício.
- Programação de exibição do conjunto de anúncios: escolha quais os dias e horários você gostaria que os anúncios (plural mesmo?) desse conjunto sejam exibidos.
Passo 3 – Crie os anúncios desse conjunto que pertence a sua campanha de vendas no meta ads:
- Utilize recursos visuais atraentes e relevantes para seus produtos.
- Escreva textos claros, concisos e persuasivos.
- Inclua uma call to action (CTA) que incentive o usuário a realizar a ação desejada (visitar seu site, comprar um produto, etc.).
3.1. Selecione a página do Facebook e a conta do Instagram
As quais serão os perfis utilizados para identificar quem está publicando o anúncio. E também, serão os perfis utilizados como fontes para as publicações existentes, irei falar mais sobre logo abaixo!
3.2. Determine qual o tipo de elemento do seu criativo:
- Determine se será uma publicação existente (utiliza um elemento já existente na página do face ou insta como criativo. Ou será um anúncio, cria um elemento novo como criativo, o mesmo não está vinculado ao FEED nem do instagram e nem do facebook.
3.3. Determine qual será o formato do seu criativo:
- Se o mesmo será uma imagem única, carrossel, catálogo, vídeos ou anúncio dinâmico.
3.4. Escreva o texto principal de forma clara, concisa e persuasiva. Esse campo é muito conhecido como a copy da publicação ou legenda.
3.5. Escreva a descrição do anúncio de forma clara, concisa e persuasiva.
3.6. inclua uma call to action (CTA) que incentive o usuário a realizar a ação desejada (visitar seu site, comprar um produto, etc.). Deve ter relação com o próximo sub-tópico ( o nome é esse mesmo?)
3.7. Escolha qual será o butão do seu criativo. Os mais usados e recomendados são os: “Comprar Agora”, “Saiba Mais” e “Cadastre-se”.
3.8. Determine qual será a URL do site, ou seja, a página de destino do seu anúncio. (no caso do catálogo, a página de destino será a url do produto específico que o usuário clicar no anúncio.).
3.9. Por fim verifique se os rastreamentos do seu anúncio estão devidamente habilitados e configurados.
Aqui será necessário que você tenha configurado o PIXEL ou a API de conversão do facebook…
Feito todas essas etapas, basta publicar a campanha (caso não existam erros na mesma) e aguardo o período de análise para que a mesma comece a ser exibida….
Passo 4 – Monitore e Otimize (ficaria melhor, Teste, análise e otimize)
Acompanhe o desempenho da sua campanha através das métricas no painel do gerenciador de anúncios, do Meta Ads.
- Análise de dados como taxa de cliques (CTR), taxa de conversão (CR) e custo por conversão (CPA).
- Como a campanha é de venda, as métricas mais importantes de se acompanhar, são as relacionadas à conversão de fundo de funil. Tais como, número de compras, número de carrinhos, custo por compra, custo por carrinho e a mais importante de todas o ROAS da campanha.
- Faça ajustes nos seus anúncios SE NECESSÁRIO, destacar isso por que? Porque quanto menos edições você fizer em uma campanha já publicada, melhor
Caso o conjunto de anúncios da campanha não esteja indo bem e seja necessário editar várias configurações, recomendo que se criei um conjunto novo dentro da mesma campanha
- segmentações e orçamentos para otimizar os resultados.
Caso o conjunto de anúncios da campanha esteja indo bem, você pode começar a escalar o mesmo, ou seja, aumentar o orçamento e potencializar o conjunto!
Passo 5 – Revise periodicamente as configurações essenciais para que as campanhas não tenham nenhuma perda por questões técnicas
- O PIXEL está ok
- o catálogo está ok
- a página de destino está ok? (meta descrição aparece no link)
- As formas de pagamento estão atualizadas?
- Caso utilize, as UTMs estão corretamente configuradas?
Passo 6 – Acompanhe sempre o Blog da Uttara, onde postamos diversos conteúdos sobre como potencializar as suas vendas e lucro no digital:
Acompanhe sempre o blog da Uttara, publicamos no mínimo um post por semana relacionado a venda on-line. Mas estamos focando bastante ultimamente nos conteúdos relacionados a tráfego pago.
Quando realizamos mais de uma postagem no nosso blog por semana, uma dela será sempre relacionada a tráfego pago, então se você quer se tornar um gestor de mídia paga de sucesso, não deixe de nos acompanhar!
Dicas Extras:
- Utilize o pixel do Meta Ads para acompanhar as conversões e otimizar suas campanhas.
- Crie anúncios para diferentes públicos e produtos.
- Teste diferentes formatos de anúncios (imagem, vídeo, carrossel).
- Utilize recursos avançados do Meta Ads, como remarketing e públicos personalizados.
Lembre-se:
- Criar campanhas de venda no Meta Ads requer tempo, dedicação e testes.
- Monitore seus resultados constantemente e faça ajustes para otimizar o desempenho.
- Invista em conhecimento e aprenda as melhores práticas para publicidade online.