Passos para Criar Uma Campanha de Venda no Facebook Ads

Olá querido(a) leitor(a)! Neste tutorial, vou te ensinar  6 passos para criar uma campanha de venda no Meta Ads, plataforma na qual você irá fazer seus anúncios nos canais vinculados ao Facebook e ao Instagram. 

Se você tem uma loja virtual e deseja impulsionar suas vendas, estes canais de tráfego pago, podem ser grandes aliados para alavancar as vendas e conquistar seus objetivos.

 

Pré-requisitos Obrigatórios e Pré-requisitos Opcionais 

Antes de te passar os 6 PASSOS PARA  a criação da campanha de vendas no Facebook Ads, gostaria de pontuar que existem algumas ações as quais você deve executar anteriormente a criação de uma campanha, que chamarei de pré-requisitos.

Esse passo anterior é muito importante, pois sem alguns desses pré-requisitos você não irá conseguir criar uma campanha, sendo dessa forma obrigatórios. 

E por outro lado, os pré-requisitos opcionais não te impedem de conseguir criar uma campanha, porém te impedem de ter sucesso em uma campanha e mesmo que tenha, sem eles você com certeza não irá alcançar todo potencial de resultado, diminuindo assim o retorno sobre o orçamento investido. 

Dessa forma, são extremamente recomendados antes de começar a anunciar nas redes sociais. 

Pré-requisitos obrigatórios:

  • Ter uma conta de anúncios no Facebook Ads e utilizar o Gerenciador de Anúncios da mesma.

Os pré-requisitos opcionais por sua vez, não impedem que você crie sua campanha de vendas, porém são EXTREMAMENTE RECOMENDADOS pois irão garantir que suas campanhas tenham uma performance melhor e você consiga otimizar o retorno com o mesmo orçamento.

Pré-requisitos opcionais:

  • Ter uma conta de negócios empresariais no Facebook ADS e controlar a mesma pelo gerenciador de negócios. 
  • Ter configurado corretamente em seu site o PIXEL ou API DE CONVERSÕES. 
  • Ter um catálogo de produtos no Meta Ads se torna obrigatório quando se deseja fazer uma campanha de remarketing.

 

Sem mais enrolação, vou mostrar para você os 6 passos de sucesso para criar uma campanha no Facebook Ads.

Passo 1. Escolha o objetivo da campanha de venda no gerenciador de anúncios do Facebook Ads.

No caso uma campanha de “Vendas”:

Acesse o seu gerenciador de anúncios, ferramenta na qual você configura e controla campanhas de anúncios. e clique em “Criar”. Selecione o objetivo “Vendas”.

O Gerenciador de Anúncios é uma das várias ferramentas que pertence ao Gerenciador de Negócios, este por sua vez é onde se controla todos os ativos e configurações de um negócio dentro do Meta Business. 

Escolha qual a otimização dentro de uma campanha de vendas com gostaria de usar:

Vendas no site: Direciona o tráfego para o seu site, incentivando compras online.

Conversões no site: Foca em ações específicas dentro do seu site, como adicionar um produto ao carrinho ou realizar uma compra. 

Vendas no catálogo: Exibe produtos do seu catálogo diretamente nos anúncios, facilitando a compra para o usuário. Vale a pena frisar, que nessa otimização da campanha de venda, o pré-requisito de ter um catálogo se torna obrigatório.

Passo 2. Defina as configurações do conjunto de anúncio da campanha de venda no meta ads:

2.1. Segmentação:

  • Dados demográficos: Idade, sexo, localização, idioma, etc.
  • Interesses: O que as pessoas curtem e com o que se envolvem online.
  • Comportamentos: Hábitos de compra online e offline.
  • Listas personalizadas: Pessoas que já interagiram com sua marca ou site.
  • Públicos semelhantes: Pessoas com características similares aos seus clientes atuais.

2.2. Escolha o Local de Colocação dos Anúncios:

  • Regiões demográficas: País, estado, cidade, rua, CEP e etc.

2.3. Selecione os posicionamentos que seus anúncios serão exibidos 

  • Facebook: Feed de notícias, stories, reels, etc.
  • Instagram: Feed, stories, reels, etc.
  • Messenger: Posicionamentos no messenger.
  • Audience Network: Sites e aplicativos parceiros do Meta.

2.4. Defina o tipo de Orçamento, o valor do orçamento e a programação do conjunto de anúncios:

  • Tipo de orçamento: o orçamento pode ser diário (o valor será investido por um dia) ou vitalício (o valor será investido por um período) . 
  • Valor do orçamento: é o valor a ser investido por dia, se o tipo de orçamento for o diário. Ou, o valor que será investido em um período, se o tipo de orçamento for o vitalício.
  • Programação de exibição do conjunto de anúncios: escolha quais os dias e horários você gostaria que os anúncios (plural mesmo?) desse conjunto sejam exibidos.

 

Passo 3 – Crie os anúncios desse conjunto que pertence a sua campanha de vendas no meta ads:

  • Utilize recursos visuais atraentes e relevantes para seus produtos.
  • Escreva textos claros, concisos e persuasivos.
  • Inclua uma call to action (CTA) que incentive o usuário a realizar a ação desejada (visitar seu site, comprar um produto, etc.).

3.1. Selecione a página do Facebook e a conta do Instagram

As quais serão os perfis utilizados para identificar quem está publicando o anúncio. E também, serão os perfis utilizados como fontes para as publicações existentes, irei falar mais sobre logo abaixo!

3.2. Determine qual o tipo de elemento do seu criativo:

  • Determine se será uma publicação existente (utiliza um elemento já existente na página do face ou insta como criativo. Ou será um anúncio, cria um elemento novo como criativo, o mesmo não está vinculado ao FEED nem do instagram e nem do facebook. 

3.3. Determine qual será o formato do seu criativo:

  • Se o mesmo será uma imagem única, carrossel, catálogo, vídeos ou anúncio dinâmico.

3.4. Escreva o texto principal de forma clara, concisa e persuasiva. Esse campo é muito conhecido como a copy da publicação ou legenda.

  3.5. Escreva a descrição do anúncio de forma clara, concisa e persuasiva.

3.6. inclua uma call to action (CTA) que incentive o usuário a realizar a ação desejada (visitar seu site, comprar um produto, etc.). Deve ter relação com o próximo sub-tópico ( o nome é esse mesmo?)

3.7. Escolha qual será o butão do seu criativo. Os mais usados e recomendados são os: “Comprar Agora”, “Saiba Mais” e “Cadastre-se”.

3.8. Determine qual será a URL do site, ou seja, a página de destino do seu anúncio. (no caso do catálogo, a página de destino será a url do produto específico que o usuário clicar no anúncio.).

3.9. Por fim verifique se os rastreamentos do seu anúncio estão devidamente habilitados e configurados.

Aqui será necessário que você tenha configurado o PIXEL ou a API de conversão do facebook…

Feito todas essas etapas, basta publicar a campanha (caso não existam erros na mesma) e aguardo o período de análise para que a mesma comece a ser exibida….

 

Passo 4 – Monitore e Otimize (ficaria melhor, Teste, análise e otimize)

Acompanhe o desempenho da sua campanha através das métricas no painel do gerenciador de anúncios, do  Meta Ads.

  • Análise de dados como taxa de cliques (CTR), taxa de conversão (CR) e custo por conversão (CPA).
  • Como a campanha é de venda, as métricas mais importantes de se acompanhar, são as relacionadas à conversão de fundo de funil. Tais como, número de compras, número de carrinhos, custo por compra, custo por carrinho e a mais importante de todas o ROAS da campanha.
  • Faça ajustes nos seus anúncios SE NECESSÁRIO, destacar isso por que? Porque quanto menos edições você fizer em uma campanha já publicada, melhor

Caso o conjunto de anúncios da  campanha não esteja indo bem e seja necessário editar várias configurações, recomendo que se criei um conjunto novo dentro da mesma campanha 

  •  segmentações e orçamentos para otimizar os resultados.

Caso o conjunto de anúncios da  campanha esteja indo bem, você pode começar a escalar o mesmo, ou seja, aumentar o orçamento e potencializar o conjunto!

Passo 5 – Revise periodicamente as configurações essenciais para que as campanhas não tenham nenhuma perda por questões técnicas 

  • O PIXEL está ok
  • o catálogo está ok
  • a página de destino está ok? (meta descrição aparece no link)
  • As formas de pagamento estão atualizadas?
  • Caso utilize, as UTMs estão corretamente configuradas?

 

Passo 6 – Acompanhe sempre o Blog da Uttara, onde postamos diversos conteúdos sobre como potencializar as suas vendas e lucro no digital:

Acompanhe sempre o blog da Uttara, publicamos no mínimo um post por semana relacionado a venda on-line. Mas estamos focando bastante ultimamente nos conteúdos relacionados a tráfego pago. 

Quando realizamos mais de uma postagem no nosso blog por semana, uma dela será sempre relacionada a tráfego pago, então se você quer se tornar um gestor de mídia paga de sucesso, não deixe de nos acompanhar!

Dicas Extras:

  • Utilize o pixel do Meta Ads para acompanhar as conversões e otimizar suas campanhas.
  • Crie anúncios para diferentes públicos e produtos.
  • Teste diferentes formatos de anúncios (imagem, vídeo, carrossel).
  • Utilize recursos avançados do Meta Ads, como remarketing e públicos personalizados.

Lembre-se:

  • Criar campanhas de venda no Meta Ads requer tempo, dedicação e testes.
  • Monitore seus resultados constantemente e faça ajustes para otimizar o desempenho.
  • Invista em conhecimento e aprenda as melhores práticas para publicidade online.