Marketing digital para e-commerce

Você que gerencia uma loja virtual, isto é, um e-commerce tem como objetivo final levar as pessoas a comprar os produtos ou serviços que você vende. Podemos dividir esse processo em quatro áreas principais:

  • Atrair pessoas para o seu site;
  • Envolver pessoas com ofertas e promoções;
  • Converter os seus visitantes em clientes (vendas e vendas futuras);
  • Manter seu, agora, cliente engajado com a sua marca/produtos.

O marketing digital para e-commerce pode ser usado de diferentes maneiras e com diferentes intensidades para campanhas pontuais ou institucionais. Opa, fui rápido demais? Vamos lá, quando temos um e-commerce e precisamos fazê-lo crescer concluímos quase que naturalmente que temos que divulgar, afinal: “a propaganda é a alma do negócio”, ou se preferir “quem não é visto não é encontrado”. Então, pensamos e comparamos os custos da mídia tradicional com a divulgação online. Sim a divulgação online invariavelmente fica mais barata e oferece um controle maior sobre o público atingido. Você que já tem um e-commerce prontinho pra vender, agora tá fácil divulgar no Google e no Instagram e tudo resolvido. Só que não…

A venda de produtos online não se reduz a contratar uma plataforma de loja virtual e fazer o upload de imagem, nome dos produtos, definir preço e divulgar. É bem mais que isso, por isso é bom que compreenda alguns fundamentos de marketing, para tirar o máximo de proveito do seu negócio. Já ouviu falar dos 4Ps? Imagino que sim, a proposta aborda cada etapa para um bom lançamento de produto, principalmente quando tem abrangência nacional.

  • Qual é o seu produto?
  • Em que preço você vai vendê-lo?
  • Em que lugar (praça) você venderá seu produto?
  • Qual é o seu plano de promoção?

Embora seja um clássico do marketing, o que acaba por torná-lo seguro e estável, permanece como referência para a estratégias de marketing. Por isso mesmo é importante entender como ele pode ser traduzido para o mundo digital.

O modelo de marketing 4P para o comércio eletrônico

QUAL É O SEU PRODUTO?

Ao pensar sobre um produto, é bastante comum pensar sobre o que você quer vender, em vez do que seus clientes querem comprar. Então acaba que criamos uma lacuna entre essas duas abordagens diferentes para o seu e-commerce, o que você quer versus o que os clientes querem.

Dependendo da região que você se dispõe a atender, diferentes critérios como cultura, tendência e reconhecimento da marca podem dificultar que seus produtos sejam encontrados e até mesmo apreciados. O que você deve fazer antes de lançar seu produto é uma pesquisa específica que deve incluir a percepção sobre a sua proposta de produto, por para cada região. Repare que hoje vivemos um estreitamento entre produto e praça.

EM QUE PREÇO VOCÊ VAI VENDÊ-LO?

Se você acha que o preço é a coisa mais importante para se posicionar no mercado que pretende atuar, está enganado. Sim concordo que na internet ninguém quer pagar mais caro, mas veja, o consumidor leva outros pontos e valores em consideração. O Google nos indica que a jornada do consumidor para produtos de consumo próprio levam entre 5 e 8 dias. O que mostra que comprar bem é mais importante do que comprar barato. Um experiência de compra feliz representa valor para o seu cliente.

(PRAÇA) EM QUE LUGAR VOCÊ VENDERÁ SEU PRODUTO?

Pense na última vez que você comprou alguma coisa. Como você descobriu o melhor lugar para comprar? Estatísticas indicam que você provavelmente fez uma pesquisa no Google. O mesmo Google aponta que cerca de 90% dos negócios originados na internet por busca se concretizam nas proximidades de onde foi realizada a busca. Por isso o Google Meu Negócio vem se tornando cada vez mais importante.
É claro que sendo sua loja virtual ela tem por princípio um longo alcance, no mínimo nacional, mas isso requer muita energia e investimento. Por isso um estudo da região em que você possui mais adesão, menores custos e melhor atendimento é fundamental.
Estude qual é o local mais apropriado para vender seus produtos on-line, além de compreender bem o comportamento, estilos e hábitos para os clientes desta região. Com essas informações de público e região sua comunicação será mais eficaz.

QUAL É O SEU PLANO DE PROMOÇÃO?

Sim um bom plano de comunicação para e-commerce, tem uma boa promoção envolvida. Ela deve ser honesta, clara, cativante e principalmente adequada aos seu público-alvo. Um copy inteligente e criativo deve suscitar o interesse do seu cliente em visitar a sua loja.
Ainda persiste uma tendência em anunciar na timeline do Instagram ou Facebook, então eu pergunto você gosta de receber anúncios na sua linha do tempo, e já decidiu comprar alguma coisa a partir desses anúncios? De modo geral, a maioria das pessoas, embora suscetíveis a esses tipos de anúncios, não gostam de vê-los o tempo todo. No entanto, conteúdos ricos relacionados podem atrair a atenção de um cliente em potencial e envolvê-lo com sua marca e produto.

Conclusão: ter uma loja virtual exige de você múltiplos conhecimentos em Marketing digital para e-commerce, que talvez você não estivesse esperando. A gestão de um negócio online vai demandar atualização constante, relacionamento e investimento. Minha sugestão é que você inclua na sua rotina um espaço dedicado a frequentar palestras, eventos relacionados ao seu negócio e venda online. Prepare-se, planeja, execute, monitore, corrija e o crescimento saudável virá.

Abraços e até a próxima!

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