“Não, não desta vez, consigliere, sem mais discussões, sem mais reuniões, sem mais truques de Sollozzo, você dá a eles uma mensagem, eu quero Sollozzo, se não, é toda a guerra, vamos para os colchões!”
―Sonny Corleone – Filme O Poderoso Chefão
Não é de hoje que tratamos os negócios como guerra, entre tantos exemplos posso citar facilmente a leitura do livro Sun-tzu a arte da guerra e as chamadas ações de marketing de guerrilha. Então citar o filme O Poderoso Chefão faz todo sentido. Explico: a frase é uma espécie de ditado italiano que tem uma referência histórica quando um nobre protege as torres de seu castelo com colchões contra a artilharia inimiga, salvo engano foi no século XVI, com o passar do tempo o significado passou a ser “preparar-se para guerra”.
A eterna disputa pelo mercado tem sido recorrentemente comparada a guerra e neste momento mundial vivemos um ineditismo. O mercado está desacelerado e diferente de tudo que a últimas gerações centradas na economia do capital já viram ou mesmo imaginaram.
Sabemos que esta condição de afastamento é importante e necessária, mas sabemos também que ela passará e quando passar o mercado vai voltar a se aquecer e sua disputa voltará a ser intensa. Pensando nisso, nós todos, empresários de todos os tamanhos devemos ir para os colchões.
Com as operações em marcha lenta precisamos manter nossos produtos, marca, serviço, o nosso trabalho em geral aceso na mente de nossos clientes. Para isso sugiro alguns pontos que podem lhe ajudar nesse momento, tão específico.
Minha sugestão em 5 pontos para você seguir e preparar sua atividade de marketing durante essa crise do Coronavírus:
- Faça um severo levantamento financeiro;
- Seja flexível e trabalhe de maneira inteligente para manter sua base de clientes existente;
- Fique ainda mais visível diante do seu mercado-alvo;
- Concentre-se em gerar novas conversões;
- Medir, medir, medir.
Levantamento da realidade financeira
Fique calmo e não entre em pânico. Analise com cuidado a realidade financeira da sua empresa. E para pequenas empresa a da qual é proprietário verifique a sua também. Veja quais fornecedores estão dispostos a conversar e negociar. Abra uma comunicação franca com seus colaboradores. Se existe chance de venda e entrega crie facilidades e siga as orientações da OMS para garantir a segurança de sua equipe e de seus clientes. O objetivo financeiro nesta crise é resistir, vamos deixar o lucro para quando o mercado se normalizar.
Considere em seu orçamentos divulgação. Eu sei que o investimento em marketing é um alvo fácil para as pequenas empresas que precisam fazer cortes no orçamento. Mas, veja, o corte na atividade de marketing é sim uma correção de curto prazo, mas que certamente terá consequências a médio e longo prazo. Manter a visibilidade em seu mercado é essencial para rentabilidade a longo prazo.
Trabalhe com inteligência para manter sua base de clientes existente
Ficar longe significa ficar fora da mente e ser esquecido. Você precisa manter contato com seus clientes ou correrá o risco de perdê-los. É sempre mais barato manter um cliente do que adquirir um novo. Eu tive um gerente de vendas da Mobil que dizia: “Conquistar um cliente é difícil, perder é muito fácil, reconquistar é quase impossível”.
Fique ainda mais visível aos olhos de seus clientes
Você precisa aumentar o conhecimento da sua marca e obter mais visibilidade, o que significa direcionar os visitantes ao seu site para realizar as conversões em leads ou em vendas. E um dos melhores momentos para ser encontrado por clientes em potencial é quando eles estão pesquisando o que você está vendendo. Você precisa ser encontrado em todas as etapas do ciclo de vida da compra, desde a exploração de novos fornecedores até a avaliação de ofertas específicas.
Atualize seu conteúdo, inove e renove, mesmo que sua empresa possua uma base de conteúdo relevantes e interessantes. Revisite seu conteúdo, atualize com o objetivo de melhorar sua indexação no Google.
Lembre-se que o que as outras pessoas falam sobre seu produto, negócio ou serviço tem peso e é mais importante do que o que você diz sobre você. Outra maneira de baixo custo de se tornar visível diante de um conjunto maior de clientes em potencial é alavancar a sua autoridade junto a parceiros e especialistas respeitados.
Concentre-se em gerar conversões
Uma técnica de marketing digital de baixo custo e alto impacto para se concentrar na otimização da taxa de conversão. Pequenas alterações no site podem contribuir para uma boa navegação e experiência do seu visitante, essa atitude vai contribuir para tornar seus visitantes em clientes.
Medir, medir, medir
Se você não medir, não poderá planejar. E se você não planeja, pode estar jogando dinheiro fora .
Você pode avaliar as vendas, o número de leads gerados, origem do acesso e outras referências importantes para o seu planejamento.
- Configure o Google Analytics corretamente;
- Você cadastrou seu site no Google Search Console?
- Avalie o Retorno Sobre o Investimento Publicitário (ROAS).
Quando o orçamento fica curto as decisões parecem mais difíceis, e são mesmo. Definir onde será feito o investimento, se no Google ou nas redes sociais é sempre um decisão delicada uma vez que o retorno é muito importante somado a urgência de resultados.
E, finalmente, não há uma resposta única para o quebra-cabeça do marketing digital. Na verdade você precisará ser ágil e criativo. O mercado vai voltar aquecer!
E sempre poderá contar conosco, a Uttara está aqui para passar por tudo isso com você.