Monitoramento
de Loja Virtual e Site
Identifique o comportamento do seu cliente, o desempenho do seu conteúdo e/ou produtos, e acompanhe as suas conversões com confiança.
Monitoramento de Tráfego, Comportamento e Conversão
Para tomar decisões de forma segura e produtiva, você precisa de dados confiáveis. Para coletar esses dados, trabalhamos as melhores ferramentas do mercado, incluindo Google Analytics 4, Pixel da Meta, mapas de calor e também rastreadores de plataformas de e-mail marketing e outros.
Ferramentas consideradas
- Google Analytics 4 (GA4)
- Google Ads
- Google Search Console
- Google Tag Manager
- Pixel da Meta
- CRM ou LRM
- Plataforma de e-mail marketing
- ERP
- Microsoft Clarity
- E ainda outras, dependendo da necessidade do projeto.
Integrações
- Rastreadores implantados da forma correta
- Uso de APIs para o GA4 e Meta (Conversions API)
- Eventos personalizados
- Personalização do GA4 com as visões e indicadores adequados
- Nova Tag do Google em preparação à restrição de Cookies
- Implementação do Consent para conformidade com LGPD
- Leads coletados enviados para o CRM/LRM
Consultoria em monitoramento de site
Formatamos uma consultoria técnica e totalmente focada no Monitoramento, com o objetivo de garantir todos os detalhes da configuração, integrações e validações. Essa consultoria atende desde os negócios que não tem monitoramento atualmente, até os negócios com monitoramento já existente mas que precisa de alguma expansão, correção ou validação. Fale com nosso consultor especialista, e receba uma proposta dimensionada para a sua demanda.
Na primeira etapa, que é relativamente rápida, vamos entender o que o negócio precisa monitorar, e também o que ele já monitora. É onde iremos descobrir por exemplo que:
- O site possui X formulários cujas submissões são de interesse;
- O marketing precisa saber quantas pessoas foram para o Whatsapp;
- O vídeo da página XYZ precisa ser assistido até o final para que uma informação importante seja visualizada;
- O Facebook não é usado pelo negócio;
- e centenas de outras possibilidades.
Quase todas essas demandas são naturais para o cliente, que passa ao consultor suas expectativas sobre monitorá-las. Também são definidas nessa etapa as questões de consolidação (ou não) de conversões.
De posse dos objetivos, inicia-se a análise da viabilidade do monitoramento, identificando se todas as partes necessárias estão disponíveis, corretamente configuradas e funcionando a contento. Se alguma ferramenta (ex: o Google Tag Manager, ou o GA4) não existe no negócio, ela é providenciada nessa fase.
Essa etapa funciona também como uma revisão de ecossistema, garantindo a devida integração das várias ferramentas conforme a necessidade do negócio. É uma etapa de poucos dias, e que normalmente se desenvolve entre duas reuniões.
Essa etapa consiste na construção de um planejamento que vai servir como referência tanto para o consultor quanto para o cliente, posteriormente. O planejamento é construído em uma ferramenta de gestão de projetos (e tarefas), e contempla um cronograma com as reuniões, esforços e principais entregas agendadas. O objetivo é sempre deixar claro qual a estratégia adotada para cada demanda levantada no início.
Por exemplo, podemos ter como demanda que o formulário de orçamento é relevante, e que as campanhas de Ads precisam ser otimizadas para a conversão desse formulário. O plano seria o documento que explicaria como o formulário é reconhecido, qual evento GA4 é gerado, como isso se reflete do GTM, e ainda qual Tag de Conversão específica da conta Google Ads é acionada nessa situação.
Essas informações detalhadas servem de guia na próxima etapa (execução) e também como referência posterior do cliente, quando alguma alteração for necessária, a título de exemplo.
Estando o Plano de Monitoramento aprovado, dá-se início à execução plena dele, efetivamente ajustando o site e as ferramentas de acordo.
Exemplificando, no site pode ser necessário instalar algum plugin, ou ainda mudar a forma como alguma coisa foi implementada. O GTM é totalmente configurado para atender o plano, com a criação de Tags e Acionadores inteligentes. As contas Analytics e Ads podem sofrer reconfiguração para ficarem melhor ajustadas aos interesses do negócio. Enfim, toda a parte operacional técnica é feita nessa etapa.
Após toda essa implementação, que aliás ocorre quase sempre em ambiente de produção (i.e. “ao vivo”), é feita a validação da implementação, usando várias ferramentas técnicas. Os formulários do site são testados para ver se toda a cadeia de sinais está propagando de acordo, resultando no disparo final da Tag almejada.
Caso algum problema seja detectado, a solução é desenvolvida ou, caso raro, alguma mudança no plano é coordenada.
Após deixar o monitoramento concluído coletando dados por algum tempo, o consultor volta para uma análise de qualidade, verificando se as métricas estão boas, e se o cliente está satisfeito com o monitoramento. O tempo de coleta pode variar conforme a intensidade de tráfego, mas em geral é de pelo menos 15 dias e no máximo 3 meses. Pequenos ajustes podem ser feitos nesse momento, mas mudanças maiores estarão fora do escopo desse acompanhamento.
Serviço de Migração do Universal Analytics para o GA4
Este serviço considera que o cliente já possui o Universal Analytics e faz algum uso dele (ou tem uma agência que faz uso dele). O objetivo é bem simples: replicar o monitoramento e as conversões de antes, considerando os novos desafios do GA4.
Ele é de fato uma versão simplificada da Consultoria em Monitoramento, sendo mais focada nessa questão do GA4.
Sendo um serviço pensado para essa época mais urgente da desativação do Universal, ele é menos abrangente, e mais pragmática. Muitos dos levantamentos e discussões que fazem parte da consultoria completa são simplificados por um mapeamento do negócio e pela própria existência de uma condição anterior. Por isso também, este serviço é mais ágil, com entrega mais rápida e custa bem menos.
A Migração GA4 não inclui a entrega do Plano de Monitoramento personalizado, pois esse documento foi eliminado como forma de redução de custo e prazos, sendo substituído pelo processo simplificado e um Plano Padrão de Monitoramento.
Migração GA4 para sites sem venda online
Para sites institucionais, blogs, one pages e qualquer outro tipo de site que seja apenas conteúdo apresentado, com geração de contatos e leads, criamos um Plano de Monitoramento padrão que vai documentar as conversões viáveis, em seguida aplicamos esse Plano.
Migração GA4
para e-commerces
Para lojas virtuais, verificamos a viabilidade da plataforma, e ajudamos na seleção, possível contratação, e configuração da solução integrada GA4 na plataforma. Caso uma solução nativa e integrada não esteja disponível, uma avaliação mais profunda para a viabilidade do monitoramento totalmente por GTM é realizada, e um novo orçamento é apresentado ao cliente. Isso porque os sinais de e-commerce são bem mais complexos, e o que levaria poucas horas com o apoio da plataforma, levará dezenas de horas em uma implementação via GTM.